Presidente Lula vai acabar com o MEI e trabalhadores informais? Veja novas propostas para esta categoria

Imagem: Reprodução/Google




O programa MEI está aberto a empreendedores com receitas anuais de até 81.000 ria. Os proprietários de pequenas empresas individuais podem emitir Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço (NFS-e), ter seu próprio Registro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e pagar menos impostos do que outras empresas.


Declaração


Os empresários que se cadastrarem no MEI podem pagar os impostos e contribuições da empresa ao INSS nos documentos de recolhimento do Simples Nacional (DAS). No entanto, nem todos os trabalhadores têm acesso a este tipo de trabalho.


Algumas profissões não estão autorizadas a desempenhar as suas funções através deste regime. Profissionais médicos como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos não podem ser MEIs. Advogados e engenheiros também não podem ser proprietários privados de pequenas empresas.


Declaração


Condições de Inscrição MEI


  • Não abrir nenhuma outra empresa em seu nome.
  • Como sócio ou gerente, você não fará parte de nenhuma outra empresa.
  • Falta de parceiros de negócios que estejam abertos como MEI.


Proposta de Lula para o MEI em 2023


Em 2006, último ano de seu primeiro mandato, Lula criou o sistema MEI com o objetivo de formalizar os pequenos empresários e desburocratizar o empreendedorismo. Caminhando para um terceiro mandato, o Partido Trabalhista está fazendo novas propostas para essa categoria.


Em seu plano de governo, Lula prometeu criar uma empresa brasileira. O programa visa facilitar o acesso ao crédito para mais de 6 milhões de PMEs e microempresas que estão inadimplentes. O presidente pretende estabelecer uma nova linha de crédito e reabrir os cartões de crédito do BNDES.



Declaração


Como se inscrever no MEI


De forma pessoal para um cidadão se tornar um pequeno empreendedor individual, ele pode fazer todo o processo de cadastro através www.gov.br sem sair de casa.


Faça login na página e acesse o Portal do Empreendedor.

Marque a opção "Quem pode ser um MEI?" Se a atividade que você deseja realizar estiver incluída nas atividades permitidas.

Selecione a opção "Quero ser um MEI" e, em seguida, "Formalizar".


Um formulário de inscrição aparecerá na tela. Para preenchê-lo, você deve ter os seguintes dados em mãos:


  • Título de eleito
  • CEP e locar onde a atividade será realizada ( que também pode ser um endereço residencial, mas não deixe de verificar a prefeitura se a empresa pode trabalhar no local escolhido);
  • Número das duas últimas declarações de imposto de renda;
  • Número de telefone celular

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem