A primeira-dama, Janja, tem salário? Afinal, quanto ela ganha? Confira detalhes

Imagem: Reprodução/Google




O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse em 1º de janeiro. Ele estava acompanhado da primeira-dama Rosangela Silva, mais conhecida como Janja. Ela se destacou como um trabalho importante antes mesmo da campanha do marido. Saiba mais sobre a primeira-dama e veja se ela é paga.


Janja, como prefere ser chamada, é socióloga e membro do Partido Trabalhista desde os 17 anos. Ela tem 56 anos e se casou com Lula em 2022. Feminista, ela evita o nome "Primeira Dama" e critica o título por entender que "Senhora" se refere à mulher da casa. Ela se considera uma mulher lutadora e realmente quer mostrar isso.


Salário da primeira-dama


Goste ou não, Janja é agora a primeira-dama do Brasil e tem sido uma forte participante na vida de seu atual marido e presidente desde que Lula ainda estava na prisão.


Janja é paranaense e passou a infância em Curitiba. Foi professora universitária e, alguns anos depois, trabalhou na hidrelétrica de Itaipuvinacional e, quando Lula foi preso, foi uma das principais organizadoras da manifestação em frente à Polícia Federal em Curitiba.


O relacionamento começou em 2017, após a morte da primeira mulher de Lula, Marisa Letícia. Janja e o presidente se casaram em São Paulo em 2022. Antes disso, a esposa de Lula participou ativamente de atividades políticas.


Ênfase no extremismo para os direitos dos animais e igualdade de gênero. Na coletiva de imprensa, a primeira-dama fala sobre os planos de dar um novo significado ao título, garantindo que atuará ativamente no combate à fome e na defesa das mulheres.


Afinal, o cargo de primeira-dama concede salário?


Com tamanha importância política, muitos se perguntam se a primeira-dama tem direito a um salário. A resposta é não. Essa não é uma posição e não está prevista na Constituição Federal.


Por estas razões, Janja não tem função pública e não é eleita pelo povo. Portanto, você não tem direito a um salário. No entanto, isso não a impede de participar ativamente de projetos e ações de apoio à população.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem