Alerta: Veja qual é a nova regra do semáforo vermelho que anda confundindo motoristas.

Imagem: Reprodução/Google




As leis de trânsito do Brasil passaram por algumas mudanças nos últimos anos, e algumas regras já estão em vigor. Uma das alterações é a nova lei da luz vermelha instituída pela Lei 14.071/2020, que entrou em vigor em 12 de abril de 2021.


No entanto, para usar as novas regras, você deve adaptar seu site de acordo com os critérios exigidos pela norma, como a sinalização correta.


A desinformação pode criar uma situação inconveniente no trânsito, pois ainda é pouco conhecida pelos motoristas, e impedir a passagem de motoristas que já se atualizaram com as mudanças. Confira o que muda com as novas regras do sinal vermelho!


Regras do semáforo


A Lei 14.071/2020 sustentou que "diante de um sinal vermelho com sinais de permitir essa conversão, o movimento da conversão correta é livre". Isso significa que os motoristas podem virar à direita, mesmo que os sinais do corredor estejam vermelhos.


No entanto, para que a conversão seja legal, deve haver uma placa no semáforo indicando "Livre à direita". Caso contrário, a conversão permanece proibida. Assim, as novas regras já podem ser aplicadas em todo o país, mas apenas alguns municípios cumpriram as mudanças e instalaram as placas necessárias.


Desacato pode resultar em multas


Outro problema associado às novas medidas são os motoristas que menosprezam a exibição, mesmo que a placa esteja presente, principalmente por não conhecerem as novas regras. Portanto, quando o semáforo fecha, o motorista continua parando na faixa da direita, impedindo que outros motoristas realizem manobras.


Além disso, o texto também enfatiza que as preferências dos pedestres devem ser respeitadas. Portanto, se houver alguém passando na pista, o motorista terá que esperar para fazer a conversão.


É importante notar que a conversão para a direita em um sinal vermelho se aplica apenas a locais com semáforos, e colar um sinal fechado ainda permanece uma infração de trânsito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem