Atenção motoristas! Autoescolas poderão ter isenção do IPI na compra de carros 0 km; Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google




Um projeto de lei para alterar a Lei de Isenção do IPI sobre a compra de automóveis está em discussão na Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da casa legislativa e deve seguir para outros órgãos internos. Se aprovado, o autoescolas poderão ficar isento de IPI na compra de carro novo.

O que a comissão aprovou foi a substituição do deputado Luis Miranda (R-DF), relator que ajustou o Projeto de Lei nº 2.295/2021 às regras tributárias.


Para garantir benefícios de isenção aos autoescolas, calculados em R$ 227 milhões em 2023 e R$ 256 milhões em 2024, a relatora revogou a isenção de IPI para navios e aeronaves.


"A formação adequada dos condutores implica a melhoria da segurança rodoviária e, consequentemente, a proteção da vida das pessoas e da integridade física", explicou Luís Miranda.


Por que autoescolas poderão ter isenção do IPI?


Este benefício é visto como um incentivo ao acesso aos centros de formação de condutores no país e ao crescimento das condições, o que deve refletir-se noutras áreas como o emprego e a mobilidade.


"O processo de aprendizagem pedagógica em veículos autoescolares e centros de formação de motoristas contribui para a inserção de jovens e desempregados no mercado de trabalho e para o movimento autônomo de estudantes", argumenta a deputada Mareca Filho (Patriota-MA), autora da proposta.


Atualmente, o projeto de lei passa pelo Comitê de Constituição e Judiciário da Câmara e pelo Comitê de Direitos Civis antes de ser colocado em votação no plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem