Atenção motoristas: Ultrapassar o sinal amarelo gera multa ou não? Confira

Imagem: Reprodução/Google




Muitos motoristas têm uma dúvida sobre o signatário: a ultrapassagem dá multa quando o semáforo está amarelo? A resposta para a pergunta é simples. Não, não há multa para os motoristas por cruzarem o sinal amarelo, mas não há espaço para treinos com frequência.


Portanto, vale lembrar que o objetivo dessa cor é indicar que o motorista precisa parar seu carro. Essas informações são fornecidas no Manual Brasileiro de Sinalização Semapólica e são estudadas em aulas na Auto Escola.


De acordo com Eduardo Cadore, especialista em psicologia e direito de trânsito, os motoristas não devem ter o hábito de fazer essa placa como uma extensão do sinal verde. Além disso, Cadore também afirma que o hábito de perfurá-lo pode prejudicar a segurança dos motoristas e o funcionamento da estrada. É preciso ter cuidado!


Multas por passar em sinal vermelho


E, ao contrário de passar em amarelo, os motoristas pegos furando um sinal vermelho podem ser multados. A penalidade é prescrita pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pois é considerada uma violação muito grave.


Você só pode passar em vermelho se houver uma placa à direita que permita a conversão livre.


A multa por ultrapassagem no sinal vermelho foi fixada em R$ 293,47, dependendo da gravidade. Portanto, os motoristas devem prestar muita atenção aos semáforos! Além da luz amarela, os motoristas não enfrentarão penalidades, mas são muito mais propensos a se envolver em acidentes com pedestres e outros veículos.


Finalmente, atravessar um sinal vermelho não é apenas uma violação muito grave, mas também um fator que coloca em risco a segurança e a vida de várias pessoas. Por isso, é importante que os motoristas cuidem não só do seu próprio bem-estar, mas também de todos que compõem o trânsito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem