Para definir bandeiras tarifárias, a Aneel considera o nível dos reservatórios e, consequentemente, os gastos com a produção de energia. A bandeira verde está em vigor desde abril do ano passado, depois de ter sido usada por um longo tempo nas bandeiras mais caras de escassez de água.
O que é uma bandeira tarifária?
Se a bandeira tarifária for verde, isso significa mais economia para o bolso do consumidor. Isso indica que as condições são mais favoráveis para a geração de energia.
As bandeiras são projetadas para identificar aos consumidores períodos durante os quais a produção exige mais e representa custos mais altos. É uma forma de mostrar aos brasileiros o custo real da energia de uma forma mais transparente e permitir que as pessoas se organizem para ter um consumo mais consciente.
Eles foram criados em 2015 para mostrar o custo mensal de produção. Portanto, eles são divididos em cores: verde, amarelo e vermelho. Além da bandeira mais cara de água escassa de todas.
Bandeira verde em Fevereiro
Segundo a Aneel, as expectativas para 2023 são positivas. Não só em fevereiro, mas nos próximos meses, a previsão ainda é de bandeira verde.
Durante as chuvas, o reservatório enche mais. Essa condição é favorável para a geração de energia por usinas hidrelétricas e tem um custo menor do que a produção por usinas termelétricas.
Quando a carga fica amarela, a sobretaxa é de US $ 2.989 por quilowatt / hora consumido. Para o nível 1 da bandeira vermelha, sobe para R$ 6.500 por 100 kWh. A bandeira vermelha para o nível 9.795 é de R$ 100 por 100 kWh.