Jair Bolsonaro pode ser expulso do Estados Unidos; Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google




Diante de um ato terrorista registrado no último Domingo (8) por apoiadores do ex-presidente de Brasília, Bolsonaro pode ser expulso dos Estados Unidos. Pelo menos dois democratas apresentaram pedidos de extradição.


Vivendo na Flórida, Jair Bolsonaro, deixou o Brasil antes da posse de Lula e não participou da cerimônia do ato de entrega de caminhões. No domingo, foram registrados ataques terroristas de bolsonaristas contra as três grandes potências.


Parlamentares dos EUA exigem extradição de Bolsonaro para o Brasil


Também no último domingo, em meio a ataques bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal, parlamentares democratas exigiram a extradição do ex-presidente brasileiro para o Brasil.


Segundo relatos, pelo menos dois membros do Congresso defenderam a expulsão de Bolsonaro dos Estados Unidos.


Em um post no Twitter, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, do presidente dos EUA, Joaquín Castro, pediram a saída de Jair Bolsonaro do país. Os democratas destacaram as ações de apoiadores do ex-presidente como um ataque à democracia.


"Eu apoio Lula e o governo brasileiro democraticamente eleito, e terroristas domésticos e fascistas não podem usar a estratégia de Trump para minar a democracia. Bolsonaro não deve buscar refúgio na Flórida, onde esconde a responsabilidade por seus crimes", escreveu Joaquín Castro.


O ataque em Brasília foi comparado internacionalmente à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump que se opunham à eleição de Joe Biden invadiram a sede do Congresso dos EUA.


Sobre a situação, a Sra. Alexandria Ocasio-Cortez escreveu:


"Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Os EUA deveriam parar de permitir que Bolsonaro evacuasse para a Flórida", disse Alexandria no Twitter.


Bolsonaro pode ser expulso dos EUA?


Sem o privilégio de Foro, Bolsonaro poderia ser investigado pela Justiça. No entanto, para que ocorra a extradição do ex-presidente do Brasil, é necessário solicitar um pedido formal ao Judiciário, além do tratado de extradição entre Brasil e Estados Unidos.


No entanto, a deportação ainda é possível. Esta medida só pode ser implementada nos Estados Unidos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem