Em Março, pelo menos alguns dos usuários participantes do programa Bolsa Família poderão receber benefícios mais cedo. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Fome de Wellington Diaz, a medida só chegará a algumas cidades.
“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado e feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios afetados, com decretos de emergência e desastres”, disse o ministro Wellington Diaz. Ele disse que o ministério está em contato com o município para agilizar o processo dessa previsão.
“Trabalhei com o General-de-Brigada Arauto para habilitar aeronaves para o transporte da capital São Paulo para San Sebastián e região, e adquiri através de uma parceria entre a MDS e a Central Unicadas Favelas (CUFA) alimentos, colchões, lençóis, fraldas e água potável”, continuou o chefe do ministério.
Perdas econômicas
A visita do presidente Lula nesta segunda-feira (20.02), acompanhado de governadores, prefeitos, lideranças federais e sociais, mostra a sensibilidade do presidente que ele mais precisa”, acrescentou.
O Governo deve efetuar o pagamento do Bolsa Família para todos os grupos no dia 20 de março, independentemente do término do Número de Identificação Social (SRI) de cada família residente nas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Para os demais cidadãos residentes em outros municípios, não há previsão de antecipação do pagamento em março do Bolsa Família. Essas pessoas devem seguir um calendário regular de liberações de benefícios sociais.
Também não há previsão de avanço no atual calendário do Bolsa Família em fevereiro. Os pagamentos deste mês estão acontecendo desde o último dia 13 e a maioria dos usuários já conseguiu receber seu saldo.
Por favor, consulte o calendário abaixo para a transferência deste mês em Fevereiro.
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Bolsa Família
Em Março, o Bolsa Família começou a ter um novo desenho. A ideia é que as famílias com crianças menores de 6 anos possam receber um adicional de R$ 600 para cada criança nessa faixa etária, além dos habituais R$ 150.
Famílias com crianças entre 7 e 18 anos também podem receber um saldo adicional. De qualquer forma, o governo federal ainda não explicou qual será o valor desse bônus ou quando ele começará a ser pago.
Em ambos os casos, o pré-registro não é necessário. A ideia é que o governo federal use o banco de dados cadÚnico para entender quem são as pessoas que realmente podem receber benefícios.