Isso ocorre porque os cibercriminosos geralmente se aproveitam desses momentos para roubar dados e dinheiro, infectar dispositivos com malware ou enganar as pessoas.
Nesta semana que antecede o Carnaval 2023, uma transmissão maliciosa se espalhou via WhatsApp, revelando que o Nubank está distribuindo R$ 500 para seus clientes aproveitarem as festividades, mas isso pode ser uma tentativa fraudulenta. Entenda como funciona esse golpe e como se proteger ao longo do texto.
Como funciona o golpe do aplicativo WhatsApp
No aplicativo, o usuário recebe uma mensagem que contém um elemento que chama a atenção e um possível problema de desafio. O texto exibe as seguintes informações:
“Olá, você está participando do Nubank Special Carnival Awards, responda corretamente às perguntas abaixo para ganhar até R$500 em dinheiro! Perguntas 1 de 4: Você já é cliente do Nubank? Pergunta 2/4: Com que frequência você compra nossos produtos? Pergunta 3 de 4: Qual é a sua faixa etária? Pergunta 4: Você recomendaria o Nubank aos seus amigos?”
Depois de responder à pergunta, o usuário recebe uma nova mensagem indicando que a resposta foi registrada e uma pergunta final com três tentativas de selecionar a escolha correta entre as três opções.
Finalmente, os golpistas fazem um pedido final ao usuário para compartilhar o link do desafio com outras pessoas como um requisito para receber o dinheiro. “Precisamos conversar com 5 grupos ou 20 amigos sobre a nossa promoção. Digite seu endereço para concluir seu cadastro”, diz a mensagem.
Tudo isso é feito na página de domínio russo, prometendo transferir dinheiro para aqueles que responderam ao questionário.
Como se proteger dos golpes do WhatsApp
Você pode achar que os golpistas não só querem obter os dados da vítima, mas também querem aumentar o número de visitas a sites maliciosos que podem infectar seu telefone. Embora a maioria dessas tentativas de fraude não cause perdas imediatas, elas podem causar problemas no futuro, hackeando contas de mídia social e aplicativos bancários.
Uma das maneiras eficientes de se proteger é saber quais golpes existem e como eles funcionam. Ao estudar um assunto, é possível entender os padrões e técnicas utilizados pelos cibercriminosos para evitar se tornarem vítimas no futuro.
Outra maneira é tentar usar um software de proteção. Ao obter os dados, os golpistas podem tentar adicionar vírus e código de fontes duvidosas, e os usuários navegarão em sites que parecem seguros sem perceber que algo está errado. Para resolver isso, é importante instalar aplicativos de proteção e configurá-los para evitar ameaças silenciosas.
Finalmente, não clique em links ou baixe aplicativos não oficiais. Ao baixá-los, os dados do usuário serão expostos e muitas perdas podem ocorrer.