O ministro das Finanças, Fernando Haddad, teria conversado com Troijo sobre sua renúncia, que está sendo mantida para um mandato de cinco anos a partir de maio de 2020, de acordo com fontes próximas ao governo.
A permanência de Troyho mostrada pelo governo de Jair Bolsonaro tornou-se insustentável devido a suas polêmicas observações, inclusive chamando Lula de “preso” em 2018, quando era comentarista da rádio Jobem Pan.
Lula quer chegar à China acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff e é à frente do Brix Bank até março. O objetivo é fortalecer a posição do Brasil no grupo, que é composto por cinco economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O Banco do Brics é uma instituição financeira criada para fornecer financiamento e assistência técnica aos projetos dos membros. A indicação de Dilma Rousseff fortalecerá a representação do Brasil no grupo e fortalecerá sua posição de liderança na região.
Brics
O Brics é composto por países com economias de rápido crescimento e enormes populações, o que os coloca em uma posição privilegiada para influenciar a direção da economia global. Combinados, eles representam mais da metade da população mundial e cerca de 20% do produto interno bruto (PIB) mundial.
Desde a criação dos BRICS, os países membros têm trabalhado para fortalecer a cooperação econômica, estabelecendo uma série de instituições financeiras, incluindo o Banco de Desenvolvimento do Brics e reservas cambiais contingentes. Estes mecanismos visam prestar apoio financeiro aos Estados-Membros e apoiar o desenvolvimento de projetos económicos regionais.
Além disso, o BRICS tem procurado expandir as relações comerciais através da assinatura de tratados de livre comércio e investimento entre os países membros. O objetivo é promover o intercâmbio de bens e serviços e estimular o crescimento econômico na região.
O BRICS tem sido um ator importante no cenário internacional para representar os interesses das economias emergentes e promover a reforma das instituições financeiras globais. A cooperação económica entre os Estados-Membros foi crucial para alcançar estes objetivos e reforçar a sua posição na arena internacional.