A carteira de motorista ainda pode ser usada como carteira de identidade no Brasil, pois contém diversas informações do motorista, como uma foto, o número do documento principal e outras informações, como a necessidade de usar lentes de contato ou óculos para dirigir.
Além disso, a lei determina que brasileiros com nomes ruins podem ter a CNH suspensa. Portanto, saiba quando os negativados podem perder o acesso ao documento.
Quando brasileiros com nome sujo poderão ter CNH suspensa
A Autoridade Estadual de Transportes (Detran) é responsável pela aplicação de penalidades relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Recentemente, foi aprovado que pode ocorrer uma suspensão em caso de dívida. A ação judicial aprovou que um devedor com carteira de motorista pode bloquear o documento se houver uma dívida pendente.
Esta é também a última medida. Antes de realizar a CNH dos cidadãos, a Justiça tenta resolver o problema por meio de outros recursos. Além disso, essa medida também pode ser aplicada se o cidadão for previamente notificado pelo tribunal para pagar a dívida. Se a dívida não for paga, só o tribunal pode tomar uma decisão sobre o bloqueio de documentos.
O que leva à suspensão da CNH no Brasil?
Algumas infrações de trânsito podem levar à perda de sua carteira nacional de habilitação, mas as principais são:
- Acumulação de pontos: Se o condutor tiver acumulado mais de 20 pontos na sua carta de condução no prazo de 12 meses.
- No caso de uma violação muito grave: como dirigir sob a influência de álcool ou drogas, excesso de velocidade, proibição de ultrapassagem e alguns outros casos.
- No caso de crimes de trânsito: envolvimento em acidente com a vítima, fuga do local do acidente, etc.
- Se houver suspensão por decisão judicial: Se a CNH for suspensa por decisão judicial.
Dessa forma, é importante que os motoristas estejam atentos às regras para que não percam a carteira de habilitação e, assim, o direito de dirigir.