Assim, o FGTS é um recurso de segurança econômica em caso de demissão injustificável, doença grave, financiamento de imóveis, transição de períodos de espera para trabalhadores com aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.
Assim, o FGTS possui diversas modalidades de saque, entre as quais está Saque-aniversário. Este mês de Março de 2023 pode ser o último dia em que os trabalhadores poderão retirar seu FGTS devido a data do aniversário.
Quem tem direito ao saque-aniversário?
Todos os trabalhadores afetados pela Consolidação do Código do Trabalho (FGTS) têm direito a um aniversário de férias. Este é opcional e pode ser retirado até 2 meses após o aniversário do trabalhador.
Como se trata de loot opcional, os trabalhadores que desejam acessar essa regalia devem solicitá-la por meio do site da Caixa ou do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. O Loot Day permite que os trabalhadores obtenham o FGTS no mês de seu aniversário.
Por que os trabalhadores podem perder seu direito ao saque-aniversário do FGTS?
No entanto, o Governo Federal passou a entender que esse tipo de bebida distrai o principal objetivo do FGTS. É por isso que março pode ser o último mês em que os trabalhadores podem fazer esse trabalho.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que quem já antecipou ou solicitou o saque-aniversário do FGTS poderá realizar a rescisão a partir de março. Assim, na prática, isso significa que um trabalhador demitido pode realizar uma rescisão mesmo que o aniversário de retirada esteja em execução.
Atualmente, os ministérios federais e órgãos associados à obra não confirmaram que o sorteio será definitivamente retirado como modalidade do FGTS. No entanto, o tema será discutido na reunião do Conselho do FGTS no final deste mês.