24.1 C
São Paulo
sexta-feira, junho 9, 2023

Atenção brasileiros! Imposto que pesa no bolso do brasileiro está de volta; Confira

Leia Mais

Atualmente, pessoas físicas e jurídicas são obrigadas a pagar impostos, que são usados para financiar as atividades do Governo e o desenvolvimento do país. Recentemente, os brasileiros têm se preocupado com a devolução de impostos, que costumam pesar muito em seus bolsos.

Trata-se de um imposto sobre a distribuição de bens e serviços (ICMS), que volta a pressionar os preços dos combustíveis no país. Tudo isso se deve ao congelamento dos valores de referência em alguns estados e ao fim do aumento das alíquotas de imposto.

Portanto, a volta da cobrança é sobre a gasolina e o etanol, que já começou a entrar em vigor a partir deste mês de março. De acordo com a justificativa do governo Lula, com a reabertura, o Brasil terá a oportunidade de captar mais recursos e, assim, reduzir o déficit do país.

Quando ocorreu o congelamento do imposto?

Os impostos estaduais foram congelados em outubro de 2021 no contexto do aumento do combustível, após o término do período mais crítico da pandemia. No entanto, em 2023, o governador iniciou mudanças tributárias devido a uma alteração no preço de referência utilizado para o cálculo do ICMS.

O preço médio ponderado final ou PMPF é revisado quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do estado. O valor tem a taxa de acúmulo de encargos estabelecida pelo governo estadual para cada combustível.

Como isso me afeta?

O aumento dos preços causou um aumento no preço da gasolina. Esse aumento foi maior do que a quantidade de impostos federais que retomaram a arrecadação neste mês. De acordo com a Agência Nacional de Biocombustíveis de Petróleo e Gás (ANP), em números, o crescimento foi de R$ 0,49 por litro.

O governo estadual alega que a base para o cálculo do preço é o estudo do valor do posto. Portanto, as atualizações de preços se concentrarão nas taxas, o que colocará mais pressão sobre o preço da gasolina para o consumidor final.

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias