O Governo Federal informou que começaria em Março deste ano a atualizar os dados de todos os beneficiários do Bolsa Família.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a previsão é que a conclusão do processo seja concluída até dezembro deste ano.
De acordo com o ministro Wellington Diaz, o governo identificou evidências de irregularidades em 2,5 milhões de beneficiários, e 1,4 milhão foram excluídos dos salários de março.
Todos os beneficiários precisam renovar seu cadastro?
Sim. De acordo com o governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família (cerca de 21 milhões segundo dados de março) terão que atualizar o cadastro.
Preciso agendar uma renovação do meu cadastro?
Sim. A nomeação cabe ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e não ao beneficiário.
Os beneficiários precisam ir até o CRAS?
Sim, mas só se chamado. Você não precisa fazer fila para as portas do CRAS ou pedir serviço por conta própria. O CRAS entrará em contato com os beneficiários locais.
Terá funcionários para atender a todos?
Segundo o Governo, sim. Isso porque 12 mil pessoas serão empregadas para aprimorar os serviços de classe para renovar o cadastro do Bolsa Família.
O que acontece quando um beneficiário comparece?
Se os dados atualizados seguirem as regras do programa, os benefícios continuarão a ser pagos como de costume. Se os dados indicarem que o beneficiário não é elegível para o Bolsa Família, o pagamento será cancelado imediatamente.
O que acontece se o beneficiário não comparecer?
A oferta será bloqueada dentro de 2 meses. Por exemplo, se um beneficiário for convocado em março e não comparecer, o benefício será bloqueado a partir de maio.
Até quando vai atualizar cadastros?
O governo estima que a renovação se mantenha até dezembro deste ano.
A pessoa continuará recebendo durante a atualização?
Sim. De acordo com o Governo, todos os beneficiários continuarão recebendo o Bolsa Família até que sejam chamados para atualizar os dados.
Quantas pessoas recebem o Bolsa Família de forma indevida?
Segundo o governo federal, foram encontradas provas de irregularidades nos lucros de 2,5 milhões. Destes, 1,4 milhão foram excluídos da folha de pagamento de março. E os cerca de um milhão de pessoas restantes serão excluídos até dezembro.