O primeiro passo é consultar para ver se há um valor resgatável na conta do falecido. Segundo o Banco Central, após alguns ajustes, a ferramenta fica ainda mais completa e recolhe alguns valores esquecidos pelos brasileiros.
Herdeiros podem sacar valores esquecidos
Devido às mudanças feitas no sistema de valores que recebemos, mesmo os brasileiros que se movimentaram um pouco na primeira versão podem esquecer mais dinheiro. Por esse motivo, a orientação do Banco Central é que as pessoas não deixem de consultar para atualizar a situação.
Quem quiser verificar se há algum valor disponível, além da data de nascimento, deve acessar o portal do SVR e entrar no CPF ou CNPJ. A plataforma exibe uma mensagem informando sobre todos os valores que foram esquecidos e estão disponíveis para saque. Com base nos dados do Banco Central, cerca de 6 bilhões de reais serão resgatados nesta etapa do SVR.
O governo federal é responsável por gerenciar os pedidos de resgate por dinheiro esquecido. De acordo com a programação do Banco Central, a partir de 7 de março, os herdeiros poderão acessar o portal SVR para solicitar o valor disponível e deixado pelo falecido.
Mas é preciso provar a condição do herdeiro para ter acesso ao dinheiro. Outro detalhe é que os documentos exigidos variam de instituição financeira para instituição financeira.
Por esse motivo, os interessados em recuperar os valores esquecidos deixados pelo falecido devem verificar a lista de solicitações. Ao cumpri-los todos, o herdeiro pode ter acesso ao dinheiro.