FINANÇAS BRASIL

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Dinheiro de papel pode chegar ao fim? Real Digital entra em fase de testes; Entenda

Compartilhe

Imagem: Reprodução/Google



A moeda brasileira está prestes a ganhar uma atualização digital revolucionária: Real Digital! Esse tipo de criptomoeda oficial do Banco Central entrou em fase de testes e promete trazer muitas novidades.


Através de uma plataforma que permite o registro de diferentes tipos de ativos financeiros, a tokenização será a chave para converter ativos reais em digitais, tornando a negociação online muito mais fácil e eficiente.


Em breve, quando a ferramenta estiver pronta para receber depósitos tokenizados, os correntistas terão acesso ao digital real.


Representação Digital


Em suma, o Real Digital é uma forma moderna de representar instrumentos financeiros e instrumentos em um ambiente virtual, simplificando o processo de negociação e tornando as transações mais rápidas e seguras. Fique de olho nessa novidade e prepare-se para a revolução financeira que está por vir!


Fabio Araújo, coordenador de projetos do Banco Central, explicou que o Real Digital é uma espécie de Pix de grande escala, que permite a transferência imediata de maior valor de atacado, como grandes empresas e instituições financeiras.


Hoje, o Pix atende ao varejo, pois é usado principalmente por indivíduos, empreendedores e pequenas empresas.


“O verdadeiro digital será um meio de pagamento para apoiar a entrega de serviços financeiros de varejo, que é o Pix de serviços financeiros, que visa expandir os produtos [digitais] no mercado”, disse Araújo. “O foco do projeto não está na criptomoeda, mas em ativos tokenizados do mundo real”, disse ele.


Testes


No momento, o projeto está passando pela primeira fase de testes – o desenvolvimento de uma plataforma para registrar vários ativos. Quando a plataforma estiver pronta, testes serão realizados no novo sistema monetário. Por fim, vale ressaltar que a plataforma escolhida para acomodar o sistema (Hyperleadger Besu) trabalha com código aberto e pode reduzir os custos de licenciamento e royalties.


O Hyperledger Besu também oferece benefícios como testes em um ambiente controlado e garantia de privacidade e segurança das transações. Por fim, o Banco Central espera que esse desenvolvimento ocorra de forma descentralizada, ou seja, permitindo pagamentos fora da aplicação do banco, como já aconteceu com os iniciadores de pagamentos.

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...