Os carros rebaixados tornaram-se proeminentes nos últimos anos, especialmente devido à estabilidade e estilo chamativo que oferecem. Muitos não sabem, mas as mudanças foram aprovadas pelas autoridades. No entanto, para transformar seu veículo, você precisa saber o que dizem as leis que regulamentam o processo em 2023.
Um veículo descendente é um veículo com um mecanismo de suspensão modificado para que o chassi fique mais próximo do solo. De acordo com a Resolução nº 479 do Conselho Nacional de Transportes (Contran), apenas carros podem ser rebaixados, não sendo permitida a prática em motocicletas, ônibus e caminhões.
Além disso, o desembarque do veículo deve ser homologado pela Autoridade Estadual de Transportes (Detran) na região onde o veículo está registrado.
Essa prática, que já era popular, começou a ser lançada em 2014 e, embora valha a pena lembrar, só pode ser realizada após a homologação do Detran na região onde o veículo está registrado.
O que diz a lei dos carros rebaixados?
O processo de rebaixamento de um carro no âmbito da lei começa com um pedido de aprovação do Detran, que pode ser feito por meio do formulário disponível no site da loja autossuficiente. Após obter a aprovação, você pode fazer as alterações solicitadas mantendo sua fatura, seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para obter um Certificado de Segurança Veicular (CSV) e legalizar seu veículo, você deve realizar uma inspeção veicular com uma empresa certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia e Ciência e Tecnologia (Inmetro) e certificada pelo Detran.
Com todos os documentos e CSV em mãos, você deve comparecer pessoalmente ao Detran para criar um bilhete para emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) que inclua observações do veículo modificado.
A Resolução Contran nº 292 permite que veículos com peso bruto (PBT) de até 3.500 kg sejam equipados com um sistema de suspensão fixo ou ajustável. Para circular em vias públicas, a altura mínima do veículo deve ser de 100 milímetros. Para veículos com PBT superior a 3.500 kg, o nivelamento do chassi não pode exceder 2 graus do horizonte.
O não cumprimento das regras pode custar muito ao motorista. Isso porque a cor e as características são alteradas, e conduzir o veículo fora dos limites resultará em multa de R$ 195,23 e multa de 5 pontos para sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, como medida administrativa, está prevista a retenção de carros para normalização. A Assembleia Nacional está debatendo uma nova legislação sobre o assunto, e pode haver mudanças na regulamentação do desembarque nos próximos anos.