24.1 C
São Paulo
sexta-feira, junho 9, 2023

Falência bancária dos EUA pode afetar os bancos do Brasil? Brasileiros estão preocupados; Entenda porque

Leia Mais

Imagem: Reprodução/Google




Não é segredo para ninguém que os cidadãos de todo o mundo estão sempre à procura de novas formas de investimento, especialmente aquelas focadas em títulos.


Por isso, além de poder contar com esses investimentos, é preciso encontrar um dos bancos que dependa dos seus recursos. Além disso, é necessário levar em conta as vantagens do banco em termos de porcentagem de investimento.


Nesse sentido, recentemente um dos maiores bancos dos Estados Unidos declarou falência e anunciou o fechamento de suas agências. Devido a esse fator, muitos brasileiros estavam muito preocupados em investir em bancos nacionais, incluindo fintechs.


Portanto, vale a pena verificar o que aconteceu com o banco em questão e se há motivos para os cidadãos brasileiros se sentirem preocupados.


Brasileiros estão preocupados com falências bancárias


Como mencionado anteriormente, é muito comum que os cidadãos procurem maneiras de investir em vários bancos locais. Isso porque investir significa elevar um determinado rendimento, o que pode ser muito útil para alavancagem no campo financeiro.


Nesse sentido, é comum que vários bancos tenham alguma forma de “conexão”, por assim dizer, o que tem causado extrema preocupação no público brasileiro em relação às recentes falências bancárias ocorridas nos Estados Unidos.


Para um melhor entendimento, o Bank of America Silicon Valley (SVB), um dos maiores bancos dos Estados Unidos, fechou as portas na última sexta-feira (10). Isso aconteceu quando o Federal Reserve, o sistema bancário central dos Estados Unidos, anunciou um aumento nas taxas de juros. O foco era controlar a inflação.


No entanto, verificou-se que essa medida causou grande prejuízo à ação tecnológica voltada para o SVB, uma vez que o banco estava prestando diversos serviços para startups de tecnologia. Outro ponto que teve impacto significativo no preço de fechamento desta vez foi o rendimento da carteira de títulos, já que o rendimento atual foi de 1,79%.


Afinal, os brasileiros serão prejudicados?


Diante da situação apresentada, como interrompida, a maioria dos cidadãos brasileiros expressou tais temores sobre a possibilidade de que a situação no SVB pudesse interferir diretamente na esfera financeira dos bancos brasileiros.


Esta preocupação pode ser justificada pelo facto de a falência em causa ser considerada a segunda maior dos últimos anos, depois da falência ocorrida em 2008, em ligação com a situação no sistema financeiro norte-americano.


Por isso, agora o Nubank é uma das fintechs com mais investimentos atualmente, e por conta disso, os usuários do banco digital ficaram com medo do que aconteceria com o valor de seus investimentos em fintechs.


No entanto, de acordo com nota publicada pelo Nubank no último sábado (11), a Fintech não tem relação com o Banco do Vale do Silício (SBV). O Nubank também informou que nenhuma das fintechs tem exposição ao SBV.


Por fim, vale ressaltar que não há motivo para preocupação, pois a nota publicada revela que o Nubank não tem exposição entre fintech e SBV.

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias