24.1 C
São Paulo
sábado, junho 10, 2023

Meu carro pode ser apreendido na blitz? Veja resposta surpreendente

Leia Mais

Imagem: Reprodução/Google






A apreensão de um carro teoricamente ocorre quando o veículo menospreza a violação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Dessa forma, as autoridades de trânsito acabam retirando os veículos dos cidadãos de circulação. Ou seja, eles ficam bons. Alguns motoristas têm medo de passar pela blitzkrieg porque acreditam que o veículo pode ser apreendido.


No entanto, a CTB não permite esse tipo de punição desde 2016. Segundo especialistas em direito de trânsito, a medida minimiza o conceito de ampla defesa, que é um dos principais conceitos da Constituição Federal. Afinal, os cidadãos não podem se defender antes que seu carro seja tomado pelas autoridades.


No entanto, o CTB ainda prevê duas penalidades semelhantes à apreensão. Continue lendo esta história para saber o que acontece com o seu carro.

Blitz não pode apreender caro desde 2016; Entenda


Antes de mais nada, é importante entender os motivos da mudança na CTB. Como mencionado anteriormente, a legislação brasileira dá direito a uma defesa adequada. Ou seja, antes que a punição seja aplicada, o infrator deve ter o direito de se defender. Se houver provas de que as autoridades aplicaram as sanções de forma injusta, os cidadãos não serão punidos.


Por outro lado, se uma violação for comprovada, a pessoa será penalizada, como a remoção do carro. Por exemplo, no caso de uma multa, ela só é cobrada se o infrator não comparecer. Ou seja, se ele se opuser, o Detran (Departamento Estadual de Transportes) verificará se a multa foi injusta.


Entendendo os termos : Veja a diferença entre apreensão, remoção e retenção.


No caso da apreensão do carro, não foi possível se defender. Quando a punição ocorreu, o veículo foi retirado de circulação e lavado no estacionamento das autoridades. Os próprios policiais de trânsito determinaram quanto tempo o veículo ficaria lá. Ou seja, não houve defesa.


Por esta razão, há duas outras medidas que foram permitidas recentemente. A primeira é a fixação do carro. Neste caso, as autoridades de trânsito impedem os condutores de utilizarem o veículo. O bom permanece no mesmo lugar e, desde que uma pessoa resolva problemas pendentes, os problemas podem ser resolvidos ao mesmo tempo e lugar.


Por fim, selecione Delete. Neste caso, é como a ansiedade. De fato, as autoridades levam o carro para o galpão. No entanto, não há um tempo fixo para quanto tempo o carro ficará lá. Ou seja, o motorista pode se proteger e retirar seu bem do galpão.


Confira outras penalidades do CTB


Além da remoção e retenção de carros, a legislação brasileira aplica um sistema de multas e pontos de carteira. As violações são divididas em leves, moderadas, graves e muito graves.


O mais leve é de 3 pontos na carteira. A média e os graves são de 4 e 5 pontos, respectivamente. Por último, 7 pontos muito sérios. Cada um representa uma quantidade fina. Ao atingir 40 pontos, o motorista pausa a CNH.

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias