O presidente Lula mobilizou seus ministérios para apresentar ações especiais durante o Mês da Mulher. Portanto, para dar peso político à data, o PT planeja realizar uma cerimônia em larga escala no Palácio Planalto na quarta-feira, 8 de março.
De acordo com autoridades do governo, mais de 25 ações coordenadas pela ministra Sida Gonçalves serão implementadas. Entre as ações está uma proposta de criação de um Dia Nacional de Mariel Franco, além da construção da Casa da Mulher Brasileira. Há também um projeto para criar uma oficina para a fabricação de tampões em prisões femininas.
Além disso, outro ponto importante do mandato de Lula foi que o presidente se beneficiou do alto índice de rejeição das mulheres ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, ele credita parte de sua vitória a essa fatia do eleitorado.
Medidas a serem implementadas pelo Governo Lula
Uma das principais medidas adotadas no campo das mulheres durante o regime Lula é a apresentação de um projeto de lei que estabelece a igualdade salarial entre homens e mulheres com as mesmas funções. Vale ressaltar que essa ideia foi a bandeira de campanha de Simone Tebet, que hoje é ministra do Planejamento.
Além disso, outro ponto enfatizado é o assassinato de mulheres, que se torna uma das prioridades do chefe do Executivo. Nesse caso, um dos anúncios em março é a construção do programa “Vida de Mulheres sem Violência”, que foi implementado pelo Ministério da Mulher em cooperação com o Ministério da Justiça e o Ministério da Segurança Pública.
“Todos os indicadores (de violência) aumentaram no último ano, especialmente contra as mulheres negras, e precisamos investir novamente na prevenção”, disse Tamirez Sampaio, assessora especial das Câmaras de Justiça e Segurança Pública.
No setor econômico, pela primeira vez, o Banco Federal é liderado por mulheres. É o caso do Banco do Brasil, atualmente supervisionado por Tarcia Namedeiros, que oferece às mulheres uma linha de crédito com condições especiais. Na Caixa Econômica, a nova líder é Rita Serrano.
Novas viaturas e reforços para a Delegacia da Mulher
Em março deste ano, um total de 270 carros novos serão oferecidos à Patrulha Maria da Penha. Além disso, a estrutura da delegacia da mulher será reforçada para trazer maior conforto e segurança às vítimas de crimes contra a mulher.
No geral, algumas das ações especiais para o Mês da Mulher são:
- Dia Nacional Marielle Franco contra a Violência Política.
- Construir casas de mulher brasileira na capital e dentro do estado.
- Programa de Empreendedorismo Tec para empresas lideradas por mulheres e projetos de tecnologia.
- O início do programa de dignidade menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Notificado de R$ 4 milhões para projetos municipais voltados à prevenção da violência e da criminalidade contra a mulher.