Quem sonha em tirar uma carteira de motorista nacional, mas não tem condições financeiras para arcar com o custo do processo, já pode comemorar. Isso porque o Detran-AM começou a se inscrever no programa CNH Social 2023.
Um total de 62 cidades serão consideradas, incluindo a capital da província, Manaus.
CNH Social
Vale lembrar que o projeto está considerando tanto as qualificações iniciais quanto a adição e modificação de categorias. Para se cadastrar, você deve acessar o site da detrancidadao.am.gov.br e inserir os dados solicitados até julho.
Condição
No entanto, para que o registro seja válido, os cidadãos devem caber uma série de benefícios, incluindo:
- Fazer parte (proprietário ou dependente) de um cadastro único (CadÚnico) para programas sociais federais.
- Não só fazem parte de uma família que se mostrou de baixa renda, ou seja, sua renda per capita é de até meio salário mínimo ou sua renda mensal é de até dois salários mínimos.
- Ele mora no Amazonas há pelo menos dois anos.
Ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever, apresentar comprovante de residência, ter CPF, carteira de identidade (ou equivalente) e título de eleitor.
Projeto
Ou seja, a solicitação é a ativação inicial ou a adição ou alteração de uma categoria. No entanto, a alteração da categoria exige o tempo mínimo permitido, além de atender aos requisitos.
Vale lembrar também que a adição ou mudança de categorias da CNH ajuda a ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Isso ocorre porque os cidadãos podem obter atividades remuneradas de certas categorias da CNH, como motoristas de direção escolar e mototaxistas.
Categoria
Por fim, consulte a categoria Carteira Nacional de Habilitação.
R: Veículos de duas rodas ou triciclos, como motocicletas, scooters, triciclos, etc.
B: Veículos de quatro rodas com peso igual ou inferior a 3.500 kg, até 8 lugares, excluindo o condutor.
C: Nesta categoria, é permitido conduzir tanto carros da categoria “B” como veículos de mercadorias com um peso total superior a 3,5 toneladas, tais como camiões e tratores.
D: Concentra-se em todos os veículos permitidos nas categorias B e C, além de veículos para o transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans.
E: Finalmente, aqui assume-se que todos os veículos pertencentes às CNHs B, C e D, bem como veículos com unidades combinadas de mais de 6 toneladas, como reboques e caminhões com reboques.
Eu fazer carta