A consulta com CPF é muito fácil, a consulta pode ser feita inteiramente pela internet! Atualmente, o CPF é um dos documentos mais importantes da vida social dos brasileiros. Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou uma lei que determina a adoção do número do Cadaastro da Pessoa Physica como o único número no Cadastro Geral de Cidadãos (RG).
Simplificando, após a aplicação dessa lei, o CPF será o único número utilizado para garantir o acesso a programas federais de assistência social, registros do Instituto Nacional do Seguro Social, atendimento uniforme ao sistema de saúde e muito mais. Por isso, é fundamental examinar a situação do CPF em 2023. Confira abaixo o passo a passo completo que você precisa seguir para fazer isso.
Consultar CPF é muito importante em 2023!
Com a aplicação da Lei 14.534 de 2023, torna-se ainda mais importante examinar a situação cadastral do CPF.
Segundo Esperidião Amin, relator do projeto no Senado, a nova lei visa facilitar a vida dos brasileiros, especialmente dos mais pobres, reduzindo o número de documentos que os cidadãos precisam levar em suas bolsas.
“A numeração do CPF será a protagonista, eliminando a necessidade de os indivíduos memorizarem ou utilizarem números diferentes em diferentes órgãos públicos, bancos de dados e registros para identificá-los. Um único número que possa interligar todos os aspectos da relação entre o indivíduo e o Estado, e todas as suas manifestações”, disse o senador.
Qual a diferença entre CPF suspenso, cancelado e irregular?
Antes de dar uma explicação completa passo a passo para quem quer saber o status cadastral do CPF, é importante mostrar a diferença entre CPF suspenso, cancelado, nulo e irregular.
Embora as fórmulas sejam semelhantes, existem diferenças muito importantes nessas situações. Aqui está o que eles significam:
CPF suspenso: Ocorre devido a incompatibilidade ou erro cadastral do contribuinte. Essas discrepâncias podem incluir, por exemplo, informações sobre a data de nascimento, o nome da mãe e o título eleitoral. Afinal, a Receita Federal cruza seus próprios dados com informações de justiça eleitoral.
CPF cancelado: Ocorre quando um CPF é perdido, perdido, roubado, roubado ou destruído. Também pode ocorrer se um erro for observado no processo de registro. Esse erro pode incluir, por exemplo, a geração de vários CPFs com o mesmo número.
CPF nulo: A anulação do CPF só ocorre quando a Receita Federal (ou outro órgão do governo) descobre fraude no processo de cadastramento do cidadão.
CPF Normalização Pendente (Irregular): Este é o tipo mais comum de pendência. Isso acontece quando um cidadão não apresenta uma declaração de imposto de renda pelo menos uma vez em um período de cinco anos.
Passo a passo para consultar o CPF
A consulta sobre a situação cadastral do CPF é realizada no site oficial da Receita Federal. A plataforma também permite emitir certidões de status cadastral, consultar informações adicionais sobre registros pessoais e confirmar a autenticidade da comprovação de status cadastral do CPF.
Você não precisa pagar nada para consultar o CPF. A consulta é totalmente gratuita. Veja o passo a passo completo abaixo para fazer o seu:
- Visite o site da https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.
- Introduza o seu número de Segurança Social (apenas números, sem pontos e traços).
- Introduza a sua data de nascimento (apenas números, sem barras).
- Clique em “Eu sou humano” para confirmar o captcha.
- Selecione a opção “Consultar”.
Pronto! Nesse momento, todas as informações sobre o CPF serão exibidas na tela, como número do documento, nome e sobrenome, data de nascimento, status do cadastro, data de emissão do documento, número de confirmação, etc.
Se você estiver satisfeito com o CPF, o status de inscrição será exibido como “Normal”. Agora, se você vir a mensagem “Normalização Pendente”, isso significa que seu CPF não está em boas condições.
Você ainda pode solicitar a impressão do seu voucher na página de consulta. Para fazer isso, basta clicar na opção “Preparar a página para impressão” que aparece na parte inferior da tela. A partir daí, basta clicar em Imprimir na janela que aparece a seguir.
Como normalizar o CPF irregular?
Se o CPF for “Normalização Pendente”, é muito importante ver quais documentos pendentes permanecem nessa situação. Na maioria dos casos, o CPF torna-se irregular por dois motivos: Veja abaixo:
Declarações de imposto de renda: Os CPFs são irregulares se os contribuintes da Receita Federal não apresentarem declarações de imposto de renda ou apresentarem dados inconsistentes em seus documentos. Para resolver o problema, entre em contato com a Lion e dê uma nova declaração em tempo hábil. Uma vez resolvida a inconsistência, o CPF torna-se “normal”.
Justiça Eleitoral: Nesse caso, o CPF não é irregular, mas está suspenso. Caso não tenha votado na última eleição e não tenha conseguido justificar sua ausência, o CPF será suspenso. Para resolver esse problema, você precisa entrar em contato com a Justiça Eleitoral e seguir todas as diretrizes da sua organização.
O que acontece com as pessoas com CPF irregular?
Brasileiros que possuem CPF em circunstâncias irregulares podem estar sujeitos a diversas sanções administrativas. Se o documento não for Padrão, o proprietário não poderá executar várias ações.
Confira abaixo o que você não pode fazer com CPFs irregulares, suspensos, bloqueados ou cancelados.
- Abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital);
- Pedir um empréstimo e garantir acesso a linhas de crédito (inclusive o consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social);
- Tirar ou renovar o passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Tomar posse em cargos públicos;
- Receber aposentadoria e outros benefícios do INSS;
- Comprar ou vender imóveis;
- Fazer financiamentos;
- Receber prêmios da Loteria Federal.
Ou seja, é muito importante manter a regularidade da situação cadastral no CPF. Ainda tem dúvidas sobre a documentação? Resolva todos os problemas no site oficial do governo federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-de-pessoas-fisicas.