21.2 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Aprenda como FAZER o cadastro para receber o NOVO Vale Gás; Veja o passo a passo

Veja mais

Desde sua fundação, em 2021, a Auxílio Gás, mais conhecida como Vale Gás, tem desempenhado um papel importante no auxílio às famílias de baixa renda no Brasil.
Imagem: Google

Desde sua fundação, em 2021, a Auxílio Gás, mais conhecida como Vale Gás, tem desempenhado um papel importante no auxílio às famílias de baixa renda no Brasil.

A relevância está na garantia de benefícios econômicos bimestrais. Por isso, esse auxílio é destinado às famílias que atendem aos requisitos estabelecidos para auxiliar na obtenção do gás de cozinha.

Programa Vale Gás: Como funciona e quem pode ser beneficiado?

O programa Gás Vitela, criado pelo governo federal, tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a obter gás de cozinha. De acordo com a Lei nº 10.881, de 19 de novembro de 2021, regulamentada pelo Decreto nº 14.881, de 2 de dezembro de 2021, as famílias elegíveis receberão pagamentos bimestrais equivalentes a 100% do valor médio nacional do botijão de 13kg estabelecido em 2023.

A administração do programa fica a cargo do Ministério da Cidadania e o pagamento dos benefícios é realizado pela Caixa Econômica Federal. Famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em cadastro único (CadÚnico) podem ser beneficiadas com o auxílio gás.

Quem pode obter assistência?

A elegibilidade do benefício é baseada nos seguintes requisitos:

  • Inscrito e ativo e com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado;
  • Renda familiar de até meio salário mínimo federal; 
  • A renda familiar total não deve ultrapassar três salários mínimos;
  • Ser beneficiário do BPC/LOAS;
  • Ser mulher vítima de violência doméstica e possuir medidas protetivas de urgência, com atendimento preferencial.

Vale ressaltar que os benefícios do Vale Gás podem ser recebidos em conjunto com outros auxílios concedidos pelo programa Bolsa Família.

Como se cadastrar para receber os benefícios Vale Gás

Para acessar a assistência, você precisa seguir algumas etapas específicas. A primeira delas é certificar-se de que o registro no cadastro único esteja ativo e atualizado. A admissão não garante diretamente o recebimento dos benefícios, mas é pré-requisito básico para a participação em programas sociais do Governo.

A inscrição em cadastro único pode ser feita gratuitamente em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizada próxima a uma residência particular. É importante ressaltar que, para manter as qualificações dos benefícios sociais, os dados em um único cadastro devem ser atualizados a cada dois anos.

O valor da consulta e dos benefícios

A consulta do auxílio para a compra do gás de cozinha pode ser realizada pela internet ou por telefone, além de obter informações sobre a elegibilidade e o direito ao recebimento do benefício.

Por meio do aplicativo Caixa TEM ou Bolsa Família, disponível para dispositivos móveis Android e iOS, o cidadão pode verificar se possui Vale gás. Basta digitar seu CPF e senha cadastrada ou cadastrar-se para fornecer as informações solicitadas. Além disso, é possível obter serviços para consulta ligando para o número 111 da Caixa Econômica ou para o número 121 do Ministério da Cidadania.

Aplicativo Caixa Tem:

  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem&hl=pt_PT&gl=US
  • iOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-tem/id1485424267

Aplicativo Bolsa Família:

  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.bolsafamilia&hl=pt_PT&gl=BR
  • iOS: https://apps.apple.com/br/app/bolsa-fam%C3%ADlia/id1036174679

Em relação ao valor do gás de corte, em 2023, seu volume equivale a 100% do valor médio nacional dos botijões de gás de cozinha. Esse valor é ajustado de acordo com as variações mensais do preço do produto.

Inicialmente, o programa foi criado para fornecer 50% do valor dos botijões de gás, assim permaneceu em janeiro, fevereiro, abril e junho de 2022. Desde agosto do ano passado, as famílias consideradas passaram a receber o valor integral, equivalente à média nacional para um botijão de 13 kg. O próximo pagamento para a Vale Gás começa no dia 19 de junho, então fique atento.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias