Se você recebeu o Bolsa Família, fique atento ao cadastro em Maio deste ano. Isso porque o governo federal confirmou neste mês a manutenção de pentes finos nos registros do programa de auxílio. A pasta de desenvolvimento social responsável pelo programa continua pedindo cadastros irregulares, com foco em beneficiários e famílias solteiras que ingressaram perto das eleições de 2022. Verifique as linhas a seguir para saber mais sobre bloqueio e atualização de dados.
Pente-fino do Bolsa Família segue em Maio
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a participação do Bolsa Família em 2023 é garantida para os beneficiários que se enquadram nas seguintes regras:
- Renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.
- Dados atualizados oficialmente em um único cadastro (CadÚnico).
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, pelo menos um milhão de beneficiários do Bolsa Família foram bloqueados durante os pentes finos realizados até agora. Conforme o próprio governo federal confirmou, as famílias suspeitas de fraude que entraram durante o período eleitoral foram suspensas. No entanto, essas pessoas ainda podem contestar essa decisão e provar que ela merece ser recebida.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família, que estão dentro das regras, mas não se beneficiam mais da não atualização dos dados devido ao pente fino, também podem retornar ao programa. Mas é preciso ter cuidado. Isso porque o cadastro único deve atualizar esses dados até o dia 16 de junho.
É importante notar que o procedimento para atualizar dados de um único registro é feito diretamente. Portanto, para isso, os beneficiários do Bolsa Família devem comparecer a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro ponto de atendimento na plataforma municipal. No entanto, recentemente, o governo federal lançou uma novidade que permite aos usuários atualizar um único cadastro online por meio de um aplicativo ou site.
Aplicativo de registro único, versão oficial para Android: https://bityli.com/UoGfXHK
Aplicativo de registro único, versão oficial do iPhone (iOS): https://bityli.com/WBhpPvo
Sítio Único Cadastro: https://curtlink.com/cicVqJz
No entanto, as atualizações dos aplicativos não eliminam a necessidade de os cidadãos participarem diretamente dos CRAS. Além disso, é importante ressaltar que o governo federal informa por meio do site do Cadastro Único que os familiares podem ser excluídos do Cadastro Único caso seja constatada intenção dolosa, e os familiares responsáveis ainda podem enfrentar responsabilidade civil e criminal.
Pagamento retroativo
Além disso, é importante dizer que familiares que foram bloqueados indevidamente ou resolveram pendências podem ter suas parcelas de volta. Ou seja, o Bolsa Família faz um depósito de lucros retroativos. Vale lembrar que o prazo para conclusão pode ser positivo ou negativo, em até 60 dias. Em seguida, você pode verificar o acompanhamento do processo em um único site ou aplicativo de registro. Em maio, a transferência começa no dia 18 e vai até o dia 31.