As famílias solteiras devem ficar atentas ao aplicativo Bolsa Família nos próximos dias. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que os pagamentos foram bloqueados em abril e que os beneficiários que atualizaram seus dados cadastrais seriam desbloqueados a partir de 27 de abril.
O Bolsa Família Onda Bloco faz parte do processo de habilitação do cadastro. Esse “pente fino” em regime de cadastro deve trazer quase 7 bilhões de reais em economia para o governo, como afirmou a ministra Simone Tebet.
Em resumo, desde março, o MDS bloqueou alguns beneficiários com inconsistências nas informações prestadas, sobre renda familiar e filiação.
Averiguação Unipessoal: como funciona?
Em abril, cerca de 1,2 milhão de brasileiros foram bloqueados por uma pesquisa privada do Bolsa Família. As famílias solteiras que participaram do programa entre agosto e dezembro de 2022 foram solicitadas a atualizar seus dados diretamente.
A suspeita do governo é que muitas dessas pessoas recebam benefícios de forma irregular, muitas vezes dobrando, já que familiares que já recebem benefícios começam a sacar R$ 600 do Bolsa Família como se estivessem morando sozinhos.
“Estamos revisando o CadÚnico, não para criar uma economia, porque não é isso que a gente fala, quem está no cadastro e quem não tem direitos, principalmente homens que estão trabalhando e muitas vezes vão informalmente para poder ganhar R$ 600, solteiros”, disse o ministro.
Desbloqueio começa em Abril
Durante essa revisão do cadastro, muitas famílias que são realmente solteiras sofreram as consequências e deixaram de ser beneficiadas na data prevista. O MDS deu prazo até 16 de junho (dois meses) para que os servidores procurem os setores do CRAS ou do Cadúnico e atualizem suas informações antes de garantir o corte dos pagamentos.
Dessa forma, as famílias que comprovarem estar dentro das regras podem voltar a receber o Bolsa Família, e também receber a parte retroativa do tempo bloqueado.
O primeiro lote de desbloqueios é para quem atualizou o CadÚnico entre 11 de março e 14 de abril. Esse cidadão comum recebe o dobro do lucro durante o calendário do Bolsa Família em maio.
Confira o cronograma de desbloqueio do Bolsa Família e a data em que será feito o pagamento retroativo da parcela bloqueada. Confira abaixo:
Famílias que renovarem a matrícula entre 11/03 e 14/04 – MDS vão desbloquear automaticamente os benefícios no dia 27 de abril, afetando os salários de maio (veja calendário). As famílias sem outras pendências receberão a parcela de abril bloqueada no calendário de Maio.
As famílias-municípios com matrículas renovadas entre 15 e 28/04 devem renovar e tratar pendências de beneficiários no SIBEC, além de destravar benefícios. As famílias sem outras pendências receberão a parcela bloqueada de Abril.
Inscrições renovadas entre 15/04 e 19/05 – os benefícios serão ativados a partir de junho de 2023 e serão desbloqueados automaticamente pelo MDS no dia 23 de junho. As famílias sem outras pendências receberão parcelas retroativas de Abril, maio e junho a partir de 27/06.
Inscrições atualizadas entre 20/05 e 17/06 – O MDS desbloqueará automaticamente as vagas no dia 30 de junho de 2023. As famílias sem outras pendências serão depositadas em parcelas retroativas de 3 de julho a abril, maio e Junho.
Como saber se vou receber um Bolsa Família retroativo?
Além de avisar que um familiar está em processo de investigação unipessoal, o governo vai avisá-lo no extrato de pagamento no aplicativo Bolsa Família, no aplicativo Caixa Tem e no portal do cidadão caso os benefícios tenham sido desbloqueados após a renovação do cadastro.
Há três fases em que o governo notifica o beneficiário: na intimação, no bloqueio dos benefícios, no cancelamento e no momento em que os familiares deixam de comparecer para prestar esclarecimentos.
A partir da intimação, os familiares têm um prazo de 60 dias para atualizar seus dados. Caso o beneficiário ainda se enquadre nas regras após o processamento, o pagamento será desbloqueado. Caso o prazo não seja cumprido, o beneficiário será notificado do cancelamento do benefício.
Calendário do Bolsa Família para Maio
Na boa notícia, as famílias já podem descobrir a data em que a parcela de Abril será liberada para saque. De acordo com o MDS, todas as famílias que renovarem a matrícula entre 11 de março e 28 de abril receberão o benefício no calendário de Maio.
Por favor, consulte a data de pagamento.
- 18 de maio – depósito para inscritos com NIS final 1;
- 19 de maio – depósito para inscritos com NIS final 2;
- 22 de maio – depósito para inscritos com NIS final 3;
- 23 de maio – depósito para inscritos com NIS final 4;
- 24 de maio – depósito para inscritos com NIS final 5;
- 25 de maio – depósito para inscritos com NIS final 6;
- 26 de maio – depósito para inscritos com NIS final 7;
- 29 de maio – depósito para inscritos com NIS final 8;
- 30 de maio – depósito para inscritos com NIS final 9;
- 31 de maio – depósito para inscritos com NIS final 0;