Na manhã desta quarta-feira (3), policiais federais realizaram uma busca na casa de Jair Bolsonaro. Essa situação faz com que muita gente se pergunte se o ex-presidente foi preso ou será preso.
Nesse sentido, a polícia prendeu um total de seis suspeitos, mas Jair Bolsonaro não foi alvo do mandado de prisão. No entanto, o ex-presidente deve depor perante a Polícia Federal em Brasília ainda hoje.
Vale ressaltar que a operação recebeu aval do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, e faz parte da investigação da “milícia digital”.
Por que a Polícia Federal foi à casa do Ex-presidente?
A PF investiga um grupo suspeito de colocar desinformação sobre a vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde. Essa possibilidade de falsificação teria sido usada por ex-presidentes, familiares e funcionários próximos para entrar nos Estados Unidos.
Ou seja, se isso realmente aconteceu, Bolsonaro burlou as regras de vacinação obrigatória para entrar no país. A PF, portanto, investiga a situação de outros integrantes da comitiva, como Michelle Bolsonaro.
Ainda assim, a Globo News e a TV Globo investigam a fraude no certificado de Jair Bolsonaro. Laura Bolsonaro, filha de 12 anos do ex-presidente, Mauro Cid Barbosa, ex-assessor, sua esposa e filha.
Sobre a operação
Portanto, as prisões já ocorreram desde as 7h desta Quarta-feira, confira os nomes.
- Max Guilherme, da gendarmaria, que estava envolvido na guarda do presidente.
- Sergio Cordeiro, soldado do Exército que trabalhou na proteção pessoal de Jair Bolsonaro.
- Mauro Cid Barbosa, ex-assessor de Bolsonaro.
- João Carlos de Souza Brecha, secretário municipal do Governo de Duque de Caxias (RJ).
Segundo a PF, essas pessoas são investigadas por crimes como descumprimento de medidas sanitárias, corrupção de menores, organizações criminosas e inserção de dados falsos em sistemas de informação.
Além disso, esse não foi o fim da operação, pois contra 17 alvos, ainda há 16 mandados de busca e apreensão. Entre esses alvos estão Jair e Michel Bolsonaro.