26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Sua CNH venceu? Este é o novo prazo para renovar o documento; Veja

Veja mais

O prazo de validade da CNH é de 10 anos. No entanto, após esse período, o motorista tinha 30 dias para renovar a habilitação.
Imagem: Google

O prazo de validade da CNH é de 10 anos. No entanto, após esse período, o motorista tinha 30 dias para renovar a habilitação. Pensando nisso, a Comissão de Rodovias da Câmara aprovou um projeto de lei que prorroga o prazo para os motoristas atualizarem seus documentos. Atualmente, o prazo de validade é de 60 dias após a data de vencimento.

O projeto segue como conclusão, e quem o analisa é a CCJ, a Comissão de Constitucionalidade e Justiça. Então, se você é um dos motoristas que precisam atualizar a CNH, saiba mais sobre a novidade no artigo abaixo.

Atualização Online

O texto do deputado Bruno Ghanem substitui o PL 2496 do ano passado, de autoria de José Nerto. O repórter afirma que o prazo de 30 dias é muito curto para os motoristas. Por isso, segundo ele, estender esse prazo para 60 dias dará aos motoristas mais folga para que possam organizar melhor seu tempo e fazer testes de aptidão, tanto mental quanto física.

Ainda assim, é importante ressaltar que os motoristas devem atualizar seus documentos antes que eles expirem. Isso porque, conforme explicado pelo Detran, os motoristas devem solicitar novos documentos a partir de um mês antes da data de vencimento.

Após a renovação, o prazo para que a CNH digital seja liberada no aplicativo da carteira digital é de 3 dias. A versão física do documento chega ao endereço cadastrado pelo cidadão em no máximo 14 dias.

O que acontece se não renovar?

Bom, para quem não atualiza a CNH, de acordo com as leis de trânsito, se envolve em infrações gravíssimas. Assim, se a blitzkrieg parar o motorista, ele receberá uma multa de quase 300 reais e 7 pontos de sua habilitação.

Dessa forma, é muito importante que o motorista continue atento e aproveite os novos prazos para fazer o exame e atualizar a documentação.

Conclusão

Por isso, percebemos que o objetivo do novo projeto da Câmara é permitir aos motoristas um tempo maior para se agendarem para as renovações de CNH. Assim, com o prazo anterior de 30 dias, os parlamentares viram um tempo muito curto para os motoristas brasileiros.

Aliás, com esse novo prazo, será uma boa forma de os motoristas relaxarem mais sobre prazos apertados. Por isso, podem fazer exames de aptidão física e mental com mais calma. Além disso, eles podem se organizar melhor financeiramente para pagar as taxas de renovação da CNH.

Portanto, se você é um dos motoristas que precisam atualizar sua CNH, é essencial se atentar a esses prazos. Isso porque, além da multa por infrações gravíssimas por dirigir sem carteira renovada, são descontados 7 pontos da sua carteira de habilitação. Por isso, atualizar a documentação é essencial para a segurança de você e de outros motoristas.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias