quinta-feira, julho 25, 2024

Auxílio gás; Confira calendário de pagamento do benefício no mês de Outubro

Veja mais

Pagamentos importantes já têm data que entra nas contas de milhões de brasileiros. Trata-se de um auxílio gás destinado a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade financeira na compra do gás de cozinha.

O repasse desse benefício é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento da Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do governo federal e ocorre a cada dois meses. Saiba mais sobre os pagamentos de outubro abaixo. As famílias de baixa renda precisam se cadastrar no cadastro único do governo federal para receber esse auxílio a cada dois meses. No entanto, o cadastro no sistema, por si só, não garante que haverá transferência.

Por exemplo, a renda bruta mensal per capita de uma família não deve ser superior a meio salário mínimo. Hoje esse valor equivale a R$ 660. Além disso, quem tem moradores que recebem benefícios contínuos (BPC) também tem direito a esse auxílio.

O valor de transferência equivale a 50% do preço médio de uma garrafa de 13kg no país. De acordo com o sistema de pesquisa de preços, é a Administração Nacional do Petróleo que publica esse número.

Qual a data de pagamento desse benefício?

O repasse do auxílio gás é realizado em conjunto com outro programa social – o Bolsa Família. Portanto, as duas datas de pagamento coincidem. Eles são definidos a partir do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Então, confira o calendário de outubro abaixo.

NIS Final 1: 18 de outubro.
NIS Final 2: 19 de outubro.
NIS Final 3: 20 de outubro.
NIS Final 4: 23 de outubro.
NIS Final 5: 24 de outubro.
NIS Final 6: 26 de outubro.
NIS Final 7: 26 de outubro.
NIS Final 8: 27 de outubro;
NIS Final 9: 30 de outubro.
NIS Final 0: 31 de outubro.