28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção! Confira a novidade para os motoristas brasileiros; CNH recebe novo prazo para a renovação. Saiba mais

Veja mais

Mudanças na sociedade ao longo do tempo, novos acontecimentos, determinantes das gerações anteriores… Tudo isso levou à necessidade de uma reforma jurídica no país. Em relação à legislação de trânsito no Brasil e à famosa CNH (Carteira Nacional de Habilitação), nos últimos anos ela tem sido alvo de comentários sobre possíveis mudanças, mudanças que já aconteceram.

Vamos discutir a nova validade da CNH e a data de validade de acordo com a idade do condutor do veículo. Consulte também outras informações e fique por dentro das notícias sobre a legislação vigente no país. Conheça seus direitos e saiba quando e como solicitá-los.

Novo prazo de validade da CNH

Esse documento é responsável por dar muita liberdade e autonomia a quem o tem e sabe utilizá-lo. É alvo de aspirações e anseios dos jovens quando chegam aos 18 anos e pode ser o sonho de muitos brasileiros.

Dada a importância de tudo isso, algumas regras sobre isso mudaram. Como a atual qualidade de vida, o progresso e o tratamento da população aumentaram a expectativa de vida, foi importante fazer algumas atualizações no documento, atualizações que incluíram seu cronograma.

No passado, os prazos de renovação da CNH eram fixados em 5 anos para motoristas com menos de 65 anos e 3 anos para motoristas com mais de 65 anos. Mas isso mudou e adotou uma abordagem muito mais personalizada.

Condutores com menos de 50 anos: A carteira de habilitação é válida por 10 anos.
Condutores com idade entre 50 e 70 anos: Válido por 5 anos.
Pessoas com mais de 70 anos: Validade de 3 anos.


Se ele expirou, você precisa renová-lo com pressa. Dirigir com a carteira de habilitação vencida pode resultar em multa de R$ 293,47 + 7 pontos da carteira de habilitação, o que pode levar a infrações gravíssimas.

Depois de expirar, o proprietário do documento tem 30 dias para renová-lo.

Como faço para atualizar

O processo é simples, sem burocracia.

  1. Procure o Detran do seu estado ou acesse o portal oficial, que muda de acordo com o seu estado atual.
  2. Faça login com CPF ou CNPJ e senha, se for o caso.
  3. Por favor, revise as informações, notifique-nos de outras coisas, se necessário, e siga as orientações fornecidas para tomar as medidas.

Mas não se preocupe. Isso não é tudo. Este processo pode exigir testes médicos e toxicológicos em alguns casos.

Realize o procedimento rapidamente e não espere um período de 30 dias para poder realizá-lo. Evite dores de cabeça, faça tudo com antecedência, proteja-se de problemas e riscos.

Aproveite com calma seus direitos e aproveite isso, prestando atenção às suas obrigações.

O objetivo da reforma também é a segurança dos motoristas e do trânsito no país.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias