26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção! Novo golpe envolvendo os usuários do NUBANK está fazendo vítimas perderem muito dinheiro; Veja como se proteger

Veja mais

O Nubank, quarto maior banco do Brasil segundo a classificação do Banco Central, está no centro de um novo tipo de fraude que assola clientes em todo o Brasil.

Os golpistas iniciam sua abordagem principalmente por telefonemas e mensagens de texto. Durante a conversa, eles se apresentam falsamente como legítimos representantes do Nubank, que consiste em informar o cliente sobre uma compra que supostamente teria sido feita no cartão pela internet e solicitar a confirmação da transação.

Em alguns casos, os fraudadores chegam a suspender as ligações para simular o contato com a “central de relacionamento” do banco. Essa etapa aumenta a legitimidade da ligação e aumenta ainda mais as chances de a vítima cair no golpe.

Consequências do golpe

A dinâmica do golpe é tão convincente que muitas vítimas não percebem que são criminosas e acabam transferindo dinheiro para contas controladas pelos golpistas. Portanto, além de muito medo, a vítima de fraude, além de danos psicológicos, também sofre sérios prejuízos financeiros.

Diante dessa situação, o Nubank divulgou um memorando oficial nas últimas semanas enfatizando que nunca pedirá informações confidenciais por telefone. O banco digital ressalta a importância de os clientes estarem sempre atentos a qualquer tipo de contato suspeito e recomenda notificar a instituição imediatamente sobre todos os casos.


Dessa forma, mesmo que as novas tecnologias tenham facilitado vários aspectos da vida moderna, devemos estar sempre cientes dos riscos envolvidos. Divulgar essas informações e manter-se informado é uma das formas mais eficazes de prevenir fraudes e fraudes online.

Como se proteger de golpes

Por isso, o próprio Nubank publicou algumas dicas de como se proteger de golpes que se aplicam a clientes em nome de bancos. Abaixo resumimos para que você tome os devidos cuidados e não perca dinheiro.

  • Se o telemóvel pedir dados confidenciais, desligue imediatamente.
  • Não confie em links sobre atualizações de segurança.
  • Se receber uma chamada suspeita, aguarde alguns minutos.
  • Em caso de dúvida, verifique as informações diretamente com a empresa.
  • Não envie dinheiro sem verificar a origem do pedido.
  • Se você suspeitar de uma invasão, verifique os dispositivos conectados.
  • Revise faturas e transações recentes em caso de atividade suspeita do cartão.
  • Evite pagar ou transferir dinheiro por telefone ou com códigos QR.
  • Não instale aplicativos dos quais você não sabe a origem.
  • Verifique a sua segurança antes de partilhar os seus dados pessoais online.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias