18.2 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Auxílio gás será pago a partir do dia 16/02 para muitos Brasileiros: Confira se seu CPF está autorizado para receber este benefício!

Veja mais

Passado o carnaval, muitos brasileiros já estão de olho na próxima data importante do calendário, principalmente o dia em que arcarão com o peso do orçamento doméstico.

Um deles é o lançamento do pagamento do Auxílio Gás, programa social criado em 2021 para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, para que as famílias não fiquem sem botijões essenciais de gás de cozinha.

Calendário de Fevereiro do Auxílio ao Gás

Primeiro, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Controle da Fome esclareceu que o auxílio gás será pago a cada dois meses, levando em consideração o tempo médio de uso dos botijões de gás entre as famílias.

Portanto, após a remessa de dezembro, os beneficiários aguardam ansiosamente o pagamento de fevereiro. A distribuição das parcelas ocorre normalmente nos últimos 10 dias úteis do mês, após a numeração final do Número de Identificação Social (NIS). Dê uma olhada no calendário.

  • NIS com término em 1: 16 de fevereiro;
  • NIS com término em 2: 19 de fevereiro;
  • NIS com término em 3: 20 de fevereiro;
  • NIS com término em 4: 21 de fevereiro;
  • NIS com término em 5: 22 de fevereiro;
  • NIS com término em 6: 23 de fevereiro;
  • NIS com término em 7: 26 de fevereiro;
  • NIS com término em 8: 27 de fevereiro;
  • NIS com término em 9: 28 de fevereiro;
  • NIS com término em 0: 29 de fevereiro.

Quanto o Governo paga?

Em suma, o valor do gás é determinado com base em um estudo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que divulga o preço médio nacional de um botijão de 13 quilos por mês.

O preço em 2023, por exemplo, girava em torno de 101 reais, e o governo Lula garantiu repassar 100% desse valor aos beneficiários. O valor para Fevereiro de 2024 é de R$ 102, o que cobre integralmente o custo do botijão.



Quem tem direito ao auxílio gás?

Este auxílio é destinado a famílias que estão inscritas no CadÚnico e têm renda familiar de metade da renda mensal máxima do salário mínimo per capita, ou famílias com integrantes recebendo Renda Continuada (BPC) do INSS.

É dada preferência às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas. Embora muitos atendam aos critérios, a aprovação não é garantida para todos, e é essencial verificar sua elegibilidade para os benefícios mensalmente.

Como se inscrever no cadastro único para receber o Auxílio Gás?

Além disso, para se cadastrar no CadÚnico e ter direito ao Auxílio Gás, acesse o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de residência.

Leve documentos pessoais de todos que moram com você, como RG, CPF, certidão de nascimento do menor, comprovante de residência, comprovante de renda, etc. O cadastro é feito através do entrevistador, que cadastra suas informações no sistema.

Por fim, mantenha seus dados atualizados para confirmar sua elegibilidade aos benefícios após a solicitação. O auxílio gás é voltado para famílias de baixa renda cadastradas no ?CadÚnico e proporciona alívio ao orçamento familiar.

Não deixe de receber seu pagamento!

O programa não só proporciona alívio econômico, mas também reforça a importância de políticas sociais que atendam às necessidades básicas das pessoas e promovam dignidade e segurança em tempos incertos.

Como você planeja usar seu auxílio-gás em casa? Compartilhe seus pensamentos e como esse benefício afetará sua vida e a de sua família.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias