17.3 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Confirmado! INSS antecipa 13º dos aposentados e trabalhadores através dos bancos; Veja como solicitar o seu pagamento

Veja mais

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social, a previsão do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que os trabalhadores, aposentados e pensionistas há muito aguardavam, não deve ser confirmada neste ano.

Por isso, a expectativa é que o cronograma de distribuição de benefícios retorne ao formato pré-pandemia. No entanto, ainda há formas de prever a liberação desse benefício. Para quem não pode esperar pelo calendário habitual de bónus de Natal, a solução é pedir ao setor privado expectativas, sob determinadas condições. Então, não deixe de conferir a antecipação para o dia 13!

Antecipação do 13º salário

Quem deseja receber o 13º salário pode fazê-lo desde que seja aposentado, pensionista ou ainda no mercado de trabalho. No entanto, é importante ressaltar que, por lei, não é possível conceder benefícios fora das datas normais.

Para os trabalhadores ativos, a primeira parcela deve ser paga até o final de novembro, e a segunda parcela até o final de dezembro. Isso pode ser diferente do caso dos aposentados que recebem a primeira parcela até agosto e a segunda parcela até novembro, exceto em caso de solicitação do banco para pagamento antecipado.

São esperadas duas parcelas do benefício, mas é preciso levar em conta que essa modalidade funciona como um empréstimo. Assim, o banco paga o valor a ser pago antecipadamente e recebe um retorno quando é feita a distribuição regular dos benefícios.

Antecipaçao pelos Bancos

No entanto, essa facilidade está associada a encargos com juros que podem diminuir o valor original do lucro. Assim, cada instituição financeira tem suas próprias regras para prever o 13º salário.

No entanto, algumas condições são comuns à maioria dos bancos. Em geral, essa antecipação de 13 dias ocorre no mesmo banco onde há o pagamento do salário mensal. Além disso, a concessão dessa expectativa geralmente ocorre apenas se o candidato tiver um emprego estável, ou seja, o especialista estiver no mesmo local de trabalho há mais de 12 meses.

Além disso, as condições valem para aposentados e pensionistas, e pensionistas também podem se candidatar. Lembre-se que as taxas de juros podem variar de banco para banco. Por isso, vale conferir os limites disponíveis e solicitar um pagamento antecipado no app do banco ou diretamente em um caixa eletrônico.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias