21.8 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024

CNH Social 2024: Programa disponibiliza 10.000 vagas para habilitação gratuita; Veja como se inscrever sem nenhum custo

Veja mais

A carteira de motorista é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Seja para dar mais liberdade na rotina na hora de comprar um veículo ou para conseguir uma melhor oferta de emprego, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode estar faltando em uma grande parcela da população.

Devido ao alto custo do processo de licenciamento, muitas pessoas não têm acesso a esse documento. No entanto, o programa CNH Social tem como objetivo ajudar pessoas de baixa renda que querem, eventualmente, tirar a carteira de motorista. Pensando nisso, o estado brasileiro abriu inscrições para o programa social da CNH nesta segunda-feira (11).

De acordo com o governo estadual, 100% da taxa de emissão será coberta. No entanto, os candidatos devem atender aos requisitos exigidos pelo programa. Com isso, a expectativa é que 10 mil pessoas obtenham documentos por meio da CNH Social. A iniciativa é do governo do estado de Mato Grosso.

Como se inscrever na CNH Social 2024?

As inscrições para o programa CNH Social devem ser feitas por meio do site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), responsável por avaliar as inscrições e selecionar os beneficiários. Após a seleção do candidato, uma lista com os nomes dos aprovados é transferida diretamente para o Departamento Estadual de Transportes (Detran). Lá, os cidadãos poderão dar continuidade ao processo da CNH.

CNH

No entanto, o programa está disponível para quem tem pelo menos 18 anos e está cadastrado no CadÚnico. Além disso, além de comprovar que residirá no estado de Mato Grosso por pelo menos um ano, será preciso saber ler e escrever. No entanto, os cidadãos que já possuem o cadastro nacional de habilitação (Renach) aberto não poderão se inscrever no programa.

Vale ressaltar que, nesse programa, não são contabilizadas vagas para renovação de CNH e emissão de documentos definitivos. Por fim, os candidatos aprovados ficam livres dos custos associados ao processo de exame, como exames de avaliação psicológica e testes de aptidão física e mental. Além disso, exames teóricos, provas práticas e outros custos associados ao processo também são dispensados. Cada beneficiário tem direito a uma revisão de cada etapa de todo o processo.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias