26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Motoristas em alerta: Novas regras para CNH provisória anunciadas; Saiba mais

Veja mais

As dúvidas mais comuns sobre a carteira de habilitação (PPD) serão esclarecidas. Esse documento é concedido a quem passou no exame para obter uma CNH provisória, comumente conhecida como PPD.

A carteira de motorista provisória pode ser cassada por diversos motivos, dificultando o processo. Para quem deseja dirigir um carro, confira abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse importante documento.

Os motoristas que possuem carteira de habilitação provisória podem recorrer de multas consideradas injustas durante o período de validade da carteira de habilitação. A revogação do PPD ocorre, em média, ao longo de sua vigência em casos de infrações graves e gravíssimas ou reincidência.

Durante 12 meses, é possível acumular apenas multas leves (até 3 pontos) ou multas moderadas (4 pontos). Motoristas com habilitação provisória podem dirigir por até 30 dias, mesmo com documentos vencidos.

No entanto, após esse período, você perderá o direito a uma carteira de motorista permanente. Dirigir por mais de 30 dias com a carteira provisória vencida é considerado crime gravíssimo e acarreta penalidades severas.



Uma vez confirmada a revogação da CNH provisória, o interessado poderá retomar o processo e as etapas não serão reutilizadas. Abaixo você vai aprender como substituir o PPD pela CNH definitiva. 

Como renovar a carteira de habilitação provisória?

Um ano e um dia após a emissão da carteira de habilitação provisória, o PPD deve ser trocado por uma carteira de motorista definitiva. Para fazer isso, o motorista deve:

  • Acesse o site do Departamento de Administração de Transportes do Estado (Detran) da unidade federativa.
  • Preencha um formulário eletrônico para emitir um documento de cobrança estadual.
  • Faça pagamentos a partir de uma rede bancária credenciada.
  • Acompanhar a emissão de carteiras de habilitação.

Vale ressaltar que a substituição é realizada somente se o prontuário não contiver bloqueio, registros de infrações graves ou gravíssimas, ou reincidências de violações moderadas.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias