26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Não perca eu benefício! Bolsa Família pode ser SUSPENSO por falta de Exames de saúde; Entenda

Veja mais

O Bolsa Família, um dos principais programas de transferência de renda do Governo Federal, exige que os beneficiários atendam a determinadas condições para continuar recebendo os benefícios. Uma das atribuições básicas é o acompanhamento da saúde dos familiares, principalmente com crianças de até 7 anos e gestantes.

Quem precisa realizar o monitoramento de saúde?

Nem todas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família são obrigadas a cumprir esse requisito. De acordo com a legislação vigente do programa, o médico deve:

  • Crianças de 0 a 7 anos.
  • As gestantes são obrigadas a realizar o pré-natal nas consultas mensais e a realizar todas as ultrassonografias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Onde e como é feito o monitoramento de saúde?

Para evitar o bloqueio do Bolsa Família por falta de acompanhamento médico, o beneficiário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ao posto de saúde de sua própria cidade. Após a apresentação do documento de identidade, os dados do titular do programa são cadastrados no sistema.

O exame médico é fácil e rápido.

Crianças de até 7 anos devem ser avaliadas quanto ao peso e altura a cada semestre.
O objetivo é que o governo monitore se as crianças vulneráveis atendem aos padrões de peso e altura adequados à idade.

O que fazer se o Bolsa Família for bloequeado?

Caso o benefício já esteja bloqueado por falta de e controle sanitário, há medidas que podem ser tomadas para reverter esse quadro. Para mais informações sobre como proceder nesses casos, consulte as informações disponíveis no site oficial do programa ou em artigos especializados no assunto.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias