12.4 C
São Paulo
quarta-feira, maio 29, 2024

Atenção! CadÚnico faz exigência de novos documentos para inscrição; Veja

Veja mais

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um meio de identificação de domicílios de baixa renda no Brasil.
Imagem: Google

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um meio de identificação de domicílios de baixa renda no Brasil. É utilizado pelo governo federal para coletar informações sobre domicílios em situação de vulnerabilidade social e facilitar a seleção e inclusão de programas sociais.

O CadÚnico é gerido pelo Ministério da Cidadania e gerido pelo município brasileiro, que auxilia na seleção de diferentes programas sociais, como o Bolsa Família, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Minha Casa, Minha vida e Tarifas Sociais de Energia Elétrica.

Nesse sentido, famílias com renda mensal de até meio salário mínimo per capita ou renda bruta de até três salários mínimos podem ser cadastradas no cadastro. Famílias com renda acima desses limites podem se candidatar desde que participem de determinados programas, como o BPC.

Como faço para me registrar no CadÚnico?

Para se cadastrar no CadÚnico, você precisará localizar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município ou prefeitura e apresentar seus documentos.

Os documentos necessários incluem CPF ou título de eleitor, comprovante de residência e identificação de cada membro da família, que podem variar de acordo com as circunstâncias de cada grupo familiar.

Além disso, é importante manter seus dados atualizados com o CadÚnico. Isso porque as informações podem ser cruzadas com outras bases de dados governamentais para concessão de benefícios e acesso a políticas públicas.

Para se cadastrar no CadÚnico em 2023, serão necessários os seguintes documentos:

Veja quais são os documentos necessários para se cadastrar no CadÚnico.

  • CPF ou título de eleitor de pelo menos um membro da família;
  • Documento de identificação de todos os membros da família, como RG, certidão de nascimento, ou de casamento, Carteira de Trabalho, entre outros;
  • Comprovante de residência em nome de alguém da família. Pode ser conta de água, luz, telefone, gás, contrato de aluguel, declaração de residência, entre outros;
  • Comprovante de renda de todos os membros do lar, como contracheques, extratos bancários, declaração de autônomo, declaração de trabalho informal, entre outros;
  • Para famílias que possuem crianças ou adolescentes em idade escolar, é importante apresentar o comprovante de matrícula;
  • Documentos com fotos de todos os membros;
  • Em caso de atualizações cadastrais, é necessário assinar um termo de responsabilidade, afirmando a veracidade das informações oferecidas no cadastro.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias