28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção! Motoristas que já possuem CNH recebem alerta hoje(13/07); Confira

Veja mais

Para continuar dirigindo um carro em solo nacional, é importante que os motoristas renovem constantemente sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Imagem: Google

Para continuar dirigindo um carro em solo nacional, é importante que os motoristas renovem constantemente sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é uma responsabilidade que todo motorista assume assim que retira o documento, por isso é importante observar o prazo máximo.

Se você quer saber mais sobre esse recurso para conhecer todas as regras, continue acompanhando o artigo a seguir e não perca as informações mais importantes que separamos!

Condutores devem renovar sua CNH

Em princípio, manter a CNH atualizada em dia é uma exigência legal e essencial para que os motoristas garantam a segurança viária. Esse procedimento é realizado regularmente, e o motorista deve passar por uma série de inspeções para provar que pode continuar dirigindo.

Nesse sentido, é importante ressaltar que alguns grupos de motoristas devem ficar atentos ao prazo de renovação. São aqueles cujo período de renovação da CNH foi prorrogado em 2022, ação estabelecida pelo governo devido à pandemia da Covid-19. Como resultado, alguns drivers precisam atualizar sua documentação este mês.

No estado de São Paulo, por exemplo, o prazo de renovação da CNH, que originalmente expirou em novembro de 2022, termina em 31 de julho. Ou seja, se você faz parte desse grupo, é importante tentar realizar o processo o quanto antes, caso contrário pode acabar atrapalhando a condução. Vale ressaltar que após essa data, o prazo para renovação do veículo voltará ao normal.

Como realizar esse procedimento?

Além disso, em São Paulo, o processo de atualização de documentos ocorre facilmente após um agendamento no site do Detran-SP (https://curtlink.com/oEnA0) ou do Poupatempo (https://curtlink.com/zsoWMq). Depois de marcar uma consulta, você precisa passar por um exame obrigatório que verifica se você ainda pode continuar a dirigir um carro pelas estradas do país.

Vale lembrar que para quem tem cartões D, C e E, devem ser realizados testes toxicológicos. Após passar no exame e receber a aprovação, o motorista deve pagar uma taxa de emissão para acessar as versões física e digital do documento. Para acessar a versão web, basta baixar o aplicativo Traffic Digital Wallet (Android:https://bityli.com/xbATO ou iOS:https://bityli.com/fqdyYa).

Prejuízos para quem não atualiza CNH em dia

Por fim, quem não renovar os documentos no prazo não poderá dirigir até que a formalidade seja concluída. Isso porque, no Brasil, dirigir com documentos irregulares pode resultar em multa de 293,47 pontos na habilitação.

Não é interessante adiar o procedimento, pois ao acumular pontos extras, o cidadão pode acabar suspendendo sua habilitação. Procure os Detrans da sua região para fazer isso o quanto antes e verifique o seu passe livre para dirigir.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias