17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Governo Lula é acusado por favorecer parentes com doações; Saiba mais sobre essa polêmica

Veja mais

O governo Lula (PT), por meio de emendas parlamentares, tem beneficiado associações ligadas a parentes de políticos. A doação é feita pela Codevasf (empresa de fomento do São Francisco e Vale do Parnaíba).
Imagem: Google

O Governo Lula (PT), por meio de emendas parlamentares, tem beneficiado associações ligadas a parentes de políticos. A doação é feita pela Codevasf (empresa de fomento do São Francisco e Vale do Parnaíba).

Gerencia projetos de irrigação em áreas semiáridas. A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (10).

A maioria dos produtos entregues são máquinas e veículos utilizados em ambientes agrícolas. Entre elas estão sondas de perfuração que ultrapassam R$ 2 milhões. As doações foram feitas na primeira metade do governo Lula. Entenda mais!

Como foi feita a doação no Governo Lula?

Os recursos vieram de emendas parlamentares usadas por deputados e vereadores. O senador ou deputado indica a entidade privada que recebe a doação, e a compra e entrega ficam sob o controle da Codevasf.

Um deles foi entregue ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento e Desenvolvimento dos Rios Jequitinhonha, Rio pardo e Mucuri, localizados no estado de Minas Gerais, além da bacia adjacente.

A compra foi de uma sonda usada para perfurar poços artesianos, acoplada a caminhões e avaliada em 2,4 milhões de reais. Os lucros são destinados às empresas, mas a participação dos municípios está diminuindo.

O incidente se repetiu na Bahia, na cidade de Santalus. A Codevasf doou o caminhão para a Associação de Moradores da Fazenda Lagoa Nova. Esse recurso foi destinado por meio de emenda do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).

A presidente da associação, Keith Suzato, é filha de um dos principais aliados de Elmer e do atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Mario Sergio Suzato.

Políticos envolvidos

Essas empresas estão ligadas a parentes de políticos. Assim, quem “patrocinou” a entrega das sondas ao consórcio foi o senhor Igor Timo (Podemos-MG).

Seu tio era prefeito de Nossa Senhora da Lapa, Diógenes Timo Silva (Podemos-MG) e era o responsável pelo recebimento de doações. Ao portal Terra, ele explicou que sua ligação com o sobrinho foi acidental e que a máquina estava sendo usada para atender a comunidade local.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias