26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Programa de bolsa de estudos do INSS; Veja como vai funcionar

Veja mais

Alessandro Stefanut, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovou uma portaria que determina diretrizes para o Programa de Incentivo a Bolsas (Pibe). O programa concede bolsas de estudo para cursos de graduação (bacharelado, bacharelado, cursos técnicos superiores) e pós-graduação strictense.

O Pibe é voltado para funcionários do INSS e tem como objetivo aumentar o número de egressos e pós-graduandos que atuam no órgão e melhorar seus serviços à população. Diante disso, o curso deve “atender aos interesses” do INSS, permitindo que os funcionários tenham acesso a bolsas de estudo e permitindo o reembolso de mensalidades.

Programa de Bolsas INSS

A Secretaria de Gestão de Recursos Humanos publicará edital de seleção alinhado ao Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Nacional do Seguro Social, que define os critérios para o processo seletivo específico para o financiamento de bolsas.

Assim, o servidor pode selecionar a instituição onde deseja fazer o curso, desde que atenda aos critérios determinados no edital. Entre as exigências, a universidade deve oferecer pelo menos 30% dos cursos em tempo real. Além disso, vale ressaltar que cada servidor só pode receber uma única bolsa, então é preciso escolher entre alunos de graduação ou pós-graduação.

Pagamento da bolsa

O servidor não pode deixar essa atividade durante o curso. O Pibe é financiado com recursos orçamentários destinados ao processo de qualificação e requalificação de servidores públicos federais. O INSS é responsável por estabelecer limites financeiros para o programa.

Por isso, os bolsistas devem apresentar comprovante de mensalidades e histórico de cursos realizados para receber o reembolso. No entanto, caso o servidor não cumpra com suas obrigações ou cometa trapaça, perderá a bolsa e terá que devolver o valor pago pelo INSS.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias