28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção! INSS confirma a suspensão de três benefícios importantes; Segurados estão desesperados com a notícia. Entenda

Veja mais

Você sabia que, no futuro, o instituto pode decidir suspender três benefícios do INSS? Esta situação preocupa muito os beneficiários destes três meios de pagamento do Instituto Nacional da Segurança Social.
Imagem: Google

Você sabia que, no futuro, o instituto pode decidir suspender três benefícios do INSS? Esta situação preocupa muito os beneficiários destes três meios de pagamento do Instituto Nacional da Segurança Social. Ao longo deste artigo você poderá ver quais são esses benefícios.

Para iniciar essa discussão, é importante considerar que a maioria das pessoas contribui com o INSS e tem certeza de que estará assegurada quando alguma circunstância interferir no seu trabalho. O adoecimento físico e mental faz parte dessa situação. É nesta situação que entram em jogo certas ajudas.

Continuação do benefício por incapacidade tem gerado grande preocupação 

A aposentadoria por invalidez, chamada de benefício por incapacidade permanente, é o que garante a segurança da maioria das pessoas. No entanto, essa continuidade dos pagamentos é o que está causando grande preocupação para os aposentados. No momento em que a pessoa é diagnosticada com uma doença que a impossibilita de exercer seu trabalho normalmente, os trabalhadores que contribuem para a previdência social podem receber esse benefício.

Mas não é tão simples assim. Antes de receber a transferência de renda, o contribuinte deve se apresentar à perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque a incapacidade dos trabalhadores é avaliada por meio de profissionais. Dessa forma, você pode saber, por exemplo, se receberá verbas rescisórias por tempo indeterminado ou auxílio-doença.

Os beneficiários que recebem pagamentos do INSS estão sujeitos à reavaliação médica pelo período de dois anos. Isso significa que uma nova avaliação será exigida a cada 24 meses. Essa avaliação tem como objetivo saber se a pessoa ainda está impossibilitada de retornar ao trabalho.

Em duas situações específicas, o segurado pode não ser obrigado a se submeter a essa reavaliação. São eles:

  1. Quando são concedidos benefícios por incapacidade permanente em razão da AIDS.
  2. Se o aposentado tiver mais de 55 anos e mais de 60 anos, 15 anos após receber o benefício.

Suspensão de 3 benefícios do INSS: O instituto pode decidir isso

No entanto, uma resolução recente da Comissão de Recursos da Previdência Social (CRPS) trouxe algumas mudanças que consideramos importantes. A partir de agora, o INSS poderá suspender os benefícios mesmo após 10 anos de pagamentos regulares. Além dos benefícios de aposentadoria, são considerados os seguintes benefícios: auxílio-doença e lesão e benefício contínuo (BPC).

Especialistas dizem que esse ajuste das regras é apenas uma forma de ajuste formal. Isso porque o INSS já havia seguido essa decisão no processo de gestão. Mesmo diante disso, uma exceção se aplica a essa regra: se o cidadão em questão não tiver mais o documento original fornecido no mesmo dia da concessão, a suspensão não ocorre. Isso mudará se a fraude for comprovada.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias