17.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024

Novo documento de identidade (RG) é obrigatório em todo país; Saiba o prazo para atualizar o documento

Veja mais

O novo RG é imperdível! Isso mesmo: recentemente o Governo Federal martelou e logo decretou que todos os brasileiros terão que substituir o RG tradicional por uma nova versão do documento. O objetivo dessa medida é garantir a padronização dos documentos em todas as regiões do Brasil. Nesse sentido, surge a pergunta: qual o prazo máximo para atualização do documento em 2023?

Hoje, junto com o CPF, o RG é considerado um dos documentos mais importantes para a vida social dos brasileiros. Também conhecido como carteira de identidade, esse documento passou por diversas mudanças nos últimos anos, sendo a mais importante delas a implantação do novo RG. Pensando nisso, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o novo RG Essencial, incluindo um passo a passo completo para publicar.

O novo RG tem uma ótima novidade!

Ao contrário do que muita gente imagina, o novo RG não é apenas digital! Pelo contrário, de fato, a versão digital do documento só pode ser acessada após a impressão física realizada por papel ou policarbonato.

Muito mais tecnológico que as tradicionais carteiras de identidade, o novo RG traz algumas novidades para os brasileiros. Veja abaixo:

  • Código MRZ: A nova versão da carteira de identidade tem um código de segurança especial, no mesmo estilo do código que é incluído nos passaportes;
  • Estética: O design do documento é padronizado para todos os estados do Brasil;
  • Informações especiais: Os brasileiros podem inserir dados de saúde (como tipo sanguíneo e informações sobre doação de órgão) no RG Digital;
  • Registro Geral: Na nova carteira de identidade, a numeração do CPF será utilizada para identificar o RG, oferecendo um maior nível de praticidade e transparência para os cidadãos;
  • Autenticação digital: Por meio de um QR Code, a identidade dos brasileiros poderá ser comprovada pela internet nos aplicativos Gov.br;
  • Substituição do passaporte: Finalmente, os brasileiros também poderão usar o novo RG como substituto do passaporte em viagens internacionais para países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

Quem pode obter uma nova carteira de identidade?

Todos os cidadãos brasileiros têm direito à emissão de uma nova carteira de identidade. O mesmo se pode dizer dos estrangeiros naturalizados e dos portugueses com direitos iguais.

O processo de publicação é principalmente direto. No cronograma de emissões, são priorizados os seguintes grupos:

Idosos 60 anos;
Deficientes (deficientes);
Grávida;
Lactantes;
Pessoas com bebês;
Pessoas obesas;
Pessoas no espectro autista.

Em alguns casos, esses grupos podem até garantir a emissão de novos RGs sem agendamento prévio.

Quais estados já emitem o novo RG?

De acordo com a lei original do novo RG obrigatório, todos os estados brasileiros deveriam ter se adaptado ao novo modelo até 6 de março deste ano.

Mas acabou não acontecendo. Devido aos entraves orçamentários causados pelas eleições e pela mudança de governo, poucas unidades federativas conseguiram se adaptar ao novo processo de emissão.

Por isso, o governo federal decidiu prorrogar o prazo de adaptação até o dia 6 de novembro. Até essa data, todos os estados devem emitir um novo RG.

Pelo menos até o momento, 12 estados brasileiros já emitiram novos RGs obrigatórios. Abaixo você confere a lista completa.

Acre
Alagoas
Amazona
Goiás
Mato Grosso,
Minas Gerais,
Pernambuco
Piauí
Paraná
Rio De Janeiro
Rio Grande do Sul,
Santa Catarina.

Por quanto tempo posso emitir um novo RG obrigatório?

Do ponto de vista do governo, todos os brasileiros devem substituir suas tradicionais carteiras de identidade por novos RGs em até 10 anos após a emissão da portaria que descreve os documentos digitais.

A portaria em questão foi anunciada em 2022, então os brasileiros terão que fazer uma substituição até meados de 2032. Além disso, no processo de atualização da documentação, os estados acima já emitiram uma nova versão do documento.

A terminologia para a validade do novo RG varia de acordo com a faixa etária do candidato. Veja a tabela abaixo.

Crianças de 0 a 10 anos: A validade do novo RG é de 5 anos.
Pessoas entre 12 e 60 anos: O prazo de validade do novo RG é de 10 anos.
Idosos com mais de 60 anos: o documento não perde a validade e pode ser usado até o fim da vida útil.

Idosos com mais de 60 anos não precisam substituir a carteira de identidade tradicional por RGs novos. No entanto, para poder acessar novos recursos na documentação, pode ser interessante solicitar uma reedição.

Como emitir um novo RG obrigatório?

Agora que já sabemos as situações em que é obrigatória a emissão de um novo RG, vamos rever o passo a passo completo para garantir a emissão de uma nova carteira de identidade, mesmo que o brasileiro precise atualizar o documento.

Como você já pode ver, a emissão do RG não é responsabilidade do governo federal, mas do estado. Por isso, alguns estados ainda não iniciaram o processo de emissão.

Dito isso, o passo a passo dado abaixo vale para todas as unidades federativas. Leia com atenção para saber como emitir um novo RG obrigatório.

Compareça pessoalmente ao órgão emissor do seu estado (acesse o site do governo estadual para verificar o endereço).
Informe ao atendente que você estará emitindo uma nova carteira de identidade.
Apresentar os documentos solicitados (certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade anterior, comprovante de residência, CPF, foto recente 3×4, PIC/PASEP e carteira de motorista, Cadastro Nacional de Saúde, carteira de trabalho, identificação profissional e comprovante de tipo sanguíneo).
Use sua conta Gov.br para ver caracteres individuais em seu documento (se você ainda não tiver essa conta, clique aqui para saber como se registrar).
Neste momento, o atendente deve informar o prazo para a retirada dos documentos no órgão.
Pronto! A partir daí, compareça ao órgão no dia agendado para retirar o documento e acessar sua versão digital no aplicativo Gov.br.

Ainda tem dúvidas sobre a sua nova carteira de identidade? Quer saber mais informações sobre a obrigatoriedade do RG Digital? Acesse o site oficial do governo para resolver todos os problemas: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/teste-css/identidade-digital/carteira-de-documentos-digitais.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias