17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Atenção beneficiários! INSS libera aposentadoria para quem sofre com problema de coluna, Veja como solicitar

Veja mais

A aposentadoria por problemas de coluna é um direito das pessoas que sofrem de condições médicas graves. Ou seja, algumas doenças da coluna são a causa da ausência de muitos trabalhadores.

Isso se deve ao fato de que certas patologias ortopédicas são deficientes, e os cidadãos afetados por elas nem sempre são capazes de realizar atividades laborais. Portanto, em alguns casos, você pode ser elegível para a demissão.

Problemas na coluna te dão o direito de se aposentar?

Existem muitos tipos de aposentadoria do INSS, sendo a mais comum por tempo de contribuição. No entanto, há também benefícios por doença e lesões e aposentadoria por invalidez.

Entre eles também estão alguns problemas de coluna que podem dar aos cidadãos o direito de se aposentar. Mas só uma patologia de natureza grave e incapacitante para o trabalho afasta os trabalhadores das suas atividades laborais.

Quando a incapacidade por patologia é comprovada pela perícia do INSS, o trabalhador se beneficia do que é seu direito em caso de doenças ocupacionais e outros fatores. Para descobrir quais patologias da coluna te qualificam para a aposentadoria, separamos a lista mais adiante no próximo tópico.

Lista de patologias da coluna que aposentam

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que nem todos os problemas de coluna o qualificam para a aposentadoria. Portanto, outro tipo de doença que não cause dor nas costas e incapacidade completa não causa aposentadoria por invalidez.

Aliás, para acabar com essa dúvida, a aposentadoria por invalidez ganhou um novo nome por meio da reforma previdenciária e passou a se chamar benefício por incapacidade permanente.

Para isso, existe uma lista específica de doenças da coluna que geram aposentadoria, no caso benefícios por incapacidade permanente. Verifique os seguintes tipos de patologias:


1. Problemas de coluna: hérnia de disco

A hérnia de disco é um dos problemas de coluna que podem qualificá-lo para se aposentar. A patologia ocorre quando os discos intervertebrais se movem de sua posição normal e pressionam os nervos circundantes. Causa muita dor, formigamento, dormência na região, fraqueza muscular e dificuldade para andar. Se se tornar muito grave e completamente incapacitado, levará à aposentadoria das pessoas com deficiência.

2. Osteoporose

A osteoporose afeta a coluna vertebral e é popularmente conhecida como bico dos papagaios. É a formação de tecido ósseo na forma de ganchos. Priva a coluna vertebral de estabilização devido ao desgaste dos discos intervertebrais. A osteoporose ocorre quando as articulações da coluna vertebral estão sobrecarregadas. Esta doença não tem cura e pode ser adquirida ao longo da vida no trabalho.

3. Discopatia degenerativa

A discopatia degenerativa é uma doença que afeta os discos intervertebrais entre as vértebras, eles se rompem e pioram por serem cartilagem. Na maioria das vezes, atinge a coluna lombar, causando dor, desconforto, formigamento, rigidez e mobilidade reduzida.

4. Problemas na coluna: protrusão dos discos intervertebrais

A protrusão discal é o desgaste do disco intervertebral, que começa a comprimir os nervos da coluna, causando dor, dormência e fraqueza nos braços e pernas. Ou seja, discos salientes também não têm cura, levando a uma invalidez completa e permanente e levando à aposentadoria da invalidez.

Por fim, esses são os tipos de problemas de coluna que podem livrar uma pessoa com deficiência da aposentadoria. No entanto, os cidadãos precisam passar por um exame médico para comprovar sua incompetência no ambiente de trabalho para realizar todo tipo de atividade.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias