12.4 C
São Paulo
quarta-feira, maio 29, 2024

Governo anuncia grande novidade que irá facilitar a compra de imóveis pelo Minha Casa,Minha Vida; Confira

Veja mais

O governo federal anunciou mudanças significativas relacionadas ao Minha casa, subsídio ao programa Minha vida. Assim, reduz-se o percentual subsidiado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos financiamentos.

Com isso, caiu de 70% para 50% nesse quesito. No entanto, essa redução está relacionada à compra de imóveis em segunda mão. Saiba mais sobre essa medida federal abaixo.

Subsídio para compra de imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida cairá

O Ministério das Cidades confirmou a redução dos subsídios do FGTS de 70% para 50% para a compra de imóveis usados no Minha casa, programa Minha vida. Essa foi uma demanda da indústria da construção, sob o argumento de que esse alto percentual favorece esse tipo de construção.

Ainda assim, o setor diz que essa medida facilita as operações para a compra de imóveis em segunda mão em detrimento dos novos. Outro ponto levantado por pessoas em áreas de construção é que a construção de novas unidades gera emprego.

Por isso, o governo aceitou o pedido e reduziu o valor do subsídio do FGTS. Assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU), a medida entra em vigor em até 60 dias a contar da data de emissão.

Qual o impacto da mudança?

Este ano, o impacto dos cortes deve ser “insignificante”, disseram executivos da construção. Então, a maior mudança associada a essa concessão será no ano que vem.

O governo, por sua vez, alega que a venda de imóveis usados por Minha casa, Minha vida, é uma forma de reduzir o déficit habitacional que existe no país.

O aumento dos subsídios do FGTS para 70% para imóveis usados ocorreu em junho deste ano. No entanto, as críticas da indústria da construção fizeram com que esse número caísse para 50%. No governo anterior, em nome da Casa Verde e Amarela, o subsídio para esse tipo de imóvel era de 30%.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias