21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Atenção Brasileiros! Novo RG está disponível; Saiba como solicitar o novo documento de forma gratuita

Veja mais

Você já ouviu falar sobre o novo RG que está revolucionando o porte de documentos para brasileiros? Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, essa inovação já se tornou realidade para mais de 35 milhões de pessoas no Brasil.

A melhor parte? A primeira edição é gratuita! No entanto, é uma boa ideia certificar-se de que a missão já começou em seu estado. Confira os detalhes aqui!

Características do novo RG

Antes de mais nada, o grande destaque do novo RG é a capacidade de consolidar vários documentos em um só lugar. Isso significa menos preocupação e mais conveniência.

Registros como CNH, CNPJ, Carteira Nacional de Saúde, Carteira Militar, Carteira de Serviço, Carteira de Vacinação e Título de Eleitor podem ser incluídos no mesmo documento.

CPF como principal identificação

Uma mudança importante é que o número do RG, que é estadual, foi substituído pelo CPF, que é federal. A medida visa reduzir a probabilidade de fraudes e fraudes e tornar a identificação mais segura e uniforme em todo o país.

Como posso obter um novo documento de identificação?

Desde 11 de Janeiro deste ano, todos os estados são obrigados a emitir novas identidades. No entanto, tenha certeza de que sua identificação atual será válida até pelo menos fevereiro de 2032. Se você deseja atualizar sua documentação, confira nosso guia passo a passo a seguir:

  1. Agendamento: procure o órgão civil responsável pela emissão de documentos em seu estado e agende uma data e horário;
  2. Documentação necessária: em seguida, no dia agendado, leve seu documento de identificação atual, certidão de nascimento e todos os documentos que deseja incluir no novo RG;
  3. Confirmação e acesso online: após a emissão, seu novo RG também estará disponível online, através do app do gov.br.


Simplicidade e segurança

O novo RG representa um grande avanço na simplificação dos documentos pessoais e na segurança dos dados dos cidadãos brasileiros.

Com isso, os dias de carregar uma carteira cheia de documentos estão chegando ao fim. Além disso, a consolidação dos registros pessoais em um único documento desburocratiza e aumenta a eficiência dos serviços públicos.

Preciso emitir documento agora?

Aliás, a emissão de um novo RG (Carteira Nacional de Identidade (CIN)) não é obrigatória para todos no momento. Os cidadãos continuarão a usar seus documentos de identificação atuais até pelo menos Fevereiro de 2032.

Em resumo, a nova versão é recomendada principalmente para quem precisa renovar ou emitir um novo documento de identidade. Assim, você não precisa se apressar ou se preocupar em substituir seu RG legado por um novo modelo imediatamente.

Quais estados já emitiram novas identidades?

Atualmente, os estados que já emitiram um novo RG, chamado de CIN, são:

Rio Grande do Sul
Minas Gerais
Paraná
Goiás
Acre
Piauí
Pernambuco
Amazonas
Província de Mato Grosso
Rio De Janeiro
Santa Catarina
Alagoas

Por fim, esse avanço reflete o compromisso do governo em modernizar e simplificar a vida dos brasileiros, facilitar o acesso aos serviços e aumentar a segurança dos documentos de identidade.

E aí, está pronto para ingressar nessa nova era? Atualize seu RG e aproveite os benefícios de ter todos os seus documentos em um só lugar.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias