17.4 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Governo está distribuindo celulares gratuitos para inscritos no CadÚnico: Saiba como solicitar o seu

Veja mais

Em uma era em que a conectividade é fundamental, o Governo Federal Brasileiro tomou uma iniciativa promissora ao oferecer celulares gratuitos aos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), com foco especial nos estudantes.

A atividade faz parte do programa Internet Brasil, que visa diminuir a exclusão digital e promover a inclusão social e educacional no país. A distribuição já começou em seis cidades, e essa iniciativa do governo é um passo importante para garantir o acesso universal à tecnologia e à informação.

Governo oferece celulares gratuitos para inscritos do CadÚnico: Veja como solicitar

Em um mundo cada vez mais digital, o acesso à internet e aos dispositivos tecnológicos tornou-se essencial para a inclusão social e educacional.

Reconhecendo essa necessidade, o Governo Federal lançou uma iniciativa ousada para distribuir gratuitamente celulares e cartões SIM para aqueles que estão inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), especialmente alunos e professores.

A medida visa diminuir a exclusão digital e dar a mais brasileiros acesso à educação e oportunidades de desenvolvimento pessoal.


Iniciativa Internet Brasil

O programa Internet Brasil, lançado pelo governo, é um marco no combate à exclusão digital no Brasil.

Durante a pandemia, a necessidade de acesso remoto ao ensino evidenciou a lacuna tecnológica enfrentada por muitas famílias brasileiras.

Para enfrentar esse desafio, o programa se concentra não apenas em expandir a infraestrutura de internet, mas também em fornecer aos cidadãos as ferramentas de que precisam para participar plenamente da sociedade digital.

Distribuindo os primeiros dispositivos

Até o momento, a iniciativa distribuiu chips para 700 mil estudantes em seis cidades brasileiras que oferecem crédito e acesso à internet.

Entre as cidades pioneiras dessa etapa estão Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Mossoró (RN), Bicho-da-seda (RN) e Huazeiro (BA).

No entanto, o governo planeja estender esse benefício para outras regiões nos próximos meses e anos, ampliando o escopo dessa política abrangente.

Como obter o celular gratuito

Para ter acesso a um celular gratuito, é preciso se cadastrar no CadÚnico. O processo é simples, leve seus documentos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Lá, a equipe irá orientá-lo sobre os próximos passos, incluindo o pré-cadastro pelo aplicativo do sistema ou o agendamento de uma consulta presencial com o CRAS, se disponível em sua região.

Entenda como essa medida vai te afetar e saiba como se cadastrar em um único cadastro

Essa ação governamental é um passo importante para democratizar o acesso à tecnologia e à educação no Brasil.

Ao fornecer celulares gratuitos para os inscritos no CadÚnico, o programa não só facilita o acesso ao ensino a distância, mas também abre as portas para que mais pessoas explorem oportunidades de trabalho, culturais e de entretenimento.

Como se inscrever no CadÚnico

Para se cadastrar no CadÚnico, é preciso encontrar o centro de referência de assistência social mais próximo do seu local de residência e fazer um agendamento prévio para o serviço.

No dia agendado, é importante comparecer ao CRAS com os documentos necessários, como CPF ou título de eleitor para todos os membros da família, comprovante de residência e comprovante de renda.

Após o cadastro, os dados fornecidos serão avaliados pelo governo, e as famílias poderão ser selecionadas para participar de programas sociais e receber benefícios de acordo com sua condição socioeconômica.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias