20.9 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

CNH de graça! Inscrições abertas com 3.500 vagas na Habilitação Social; Veja como participar

Veja mais

Conseguir a tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma tarefa fácil e não é barata.
Imagem: Google

Conseguir a tão esperada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma tarefa fácil e não é barata. No entanto, para atender os cidadãos que têm dificuldade em pagar pelo processo, o Detran/ES lançou a segunda fase do programa CNH Social. Neste primeiro momento são 3500 vagas.

Ainda este ano, terá início a segunda fase do programa, com a CNH Social a ter mais 3500 vagas, elevando o total para 7.000.

Inscrição

Os interessados em obter qualificação por meio do Programa Social da CNH devem se inscrever pelo site do Detran-ES até o dia 14 de abril. Para além das qualificações iniciais para a categoria A (motociclos) ou B (veículos a motor), a iniciativa prevê igualmente o aditamento das categorias A e B, para além de alterações à categoria D (carrinhas, miniautocarros, autocarros) ou E (camiões e reboques).

Vale lembrar que um dos pré-requisitos para ingressar no programa é ter um único cadastro ativo (CadÚnico). Quem tiver dados antigos terá que solicitar as alterações necessárias e aguardar o anúncio da segunda fase do programa.

Por fim, os selecionados serão divulgados no site do Detran/ES no dia 20 de Abril. No entanto, aqueles que não foram considerados terão uma nova oportunidade no dia 12 de Junho, quando uma única chamada de alternativas será divulgada.

Passo a passo

Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Detran/ES e clicar no banner ou botão “Programa Social da CNH”. O próximo passo é inserir suas informações pessoais, de acordo com os dados atuais do CadÚnico.

Finalmente, você precisa escolher uma categoria (primeira qualificação A ou B) ou, se você já tiver uma carteira de motorista, escolher entre as opções de “Adicionar Categoria” A ou B e “Alterar Categoria” D ou E.

Condição

A seleção é feita eletronicamente, ou seja, sem interferência humana. Isso porque o ranking leva em conta informações de um único cadastro, por exemplo, um aumento na renda per capita ou o número de pessoas em um grupo familiar. Outros critérios adotados incluem informações como conclusão do ensino fundamental, ser beneficiário do Bolsa Família e data e horário de inscrição.

Vaga

Do total de 3500 vagas, 40% incidem na primeira qualificação (A ou B). Além disso, 20% são para a adição das categorias A ou B e, finalmente, 40% para a modificação das categorias D ou E. Vale lembrar que essa ação tem como objetivo focar na formação profissional que busca introduzir os condutores no mercado de trabalho.

Veja Mais

13 COMMENTS

  1. Gostaria muito de ser selecionada nesse programa CNH. Meus recursos são poucos. Gostaria muito de ter a carteira em mãos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias