28.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Atenção beneficiários! Pente fino deve iniciar temporada de exclusão do Bolsa Família; Entenda

Veja mais

O novo pente fino do Bolsa Família preocupa usuários de todo o Brasil. O programa de transferência de renda foi criado em 2003 e retomado neste ano.
Imagem: Google

O novo pente fino do Bolsa Família preocupa usuários de todo o Brasil. O programa de transferência de renda foi criado em 2003 e retomado neste ano. É útil para brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Desde que o presidente Lula (PT) assumiu o cargo, neste ano, as regalias passaram por mudanças importantes. Uma delas é a exclusão de beneficiários cadastrados irregularmente.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), essa medida é necessária para poder proporcionar benefícios a quem realmente precisa. Vale ressaltar que o pente fino do Bolsa Família é para validar quem não atualizou os dados do cadastro único (CadÚnico) para os programas sociais do governo federal. Continue lendo este artigo para ver como será o procedimento de remoção.

Bolsa Família pente fino volta a assustar brasileiros

Antes de mais nada, é importante esclarecer que no início do ano o MDS lançou o pente fino Bolsa Família, que excluiu mais de 1,5 milhão de beneficiários. Naquela época, os brasileiros registrados como solteiros, ou seja, brasileiros que moravam sozinhos, estavam na mira do governo federal. O grupo afetado foram os registrados pelo antigo Ministério da Cidadania no fim de 2022.

O ex-presidente Bolsonaro (PL) é investigado por usar transferências de renda para se promover na eleição do ano passado. Muitas pessoas se inscrevem no Auxílio Brasil. No entanto, o TCU (Tribunal de Contas da União) confirmou que há casos em que beneficiários recebem repasses sem atender aos critérios de elegibilidade. Aqueles que não renovaram o CadÚnico foram posteriormente suspensos de seus benefícios.

Quando o Governo pode cortar o Bolsa Família

Em geral, se uma família não atender mais aos critérios, ela deixará de atualizar o CadÚnico ou não respeitará as condições. Nesta matéria, vamos nos concentrar na possibilidade de cortar os dois primeiros. Afinal, o pente fino do Bolsa Família não atualiza os dados e atinge grupos irregulares. Há duas situações em que talvez seja necessário atualizar seus dados:

  • Quando a família do beneficiário recebe mudança de endereço, faixa de renda, número de membros, etc.
  • A cada 2 anos.

Devido à pandemia, muitos deixaram de atualizar o CadÚnico por mais de dois anos. Atualmente, o governo federal está solicitando uma atualização do grupo. Um novo pente fino suspende os interesses de quem não respeita essa regra. Mas há como não bloquear o Bolsa Família.

Saiba como evitar que o Bolsa Família seja bloqueado

O pente fino do Bolsa Família chega a quem não renova o CadÚnico. O processo de renovação de inscrição não pode ser realizado online. Os beneficiários devem comparecer na fila do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para concluir o procedimento. É preciso pegar a senha e aguardar a sua vez de falar com uma assistente social.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias