26.1 C
São Paulo
quarta-feira, maio 22, 2024

Bolsa Família foi bloqueado? Veja o NOVO comunicado para os beneficiários do Programa

Veja mais

Os bloqueados no Bolsa Família estão preocupados com possíveis cortes no programa de transferência de renda. Afinal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está fazendo mais um pente fino nos pagamentos.
Imagem: Google

Os bloqueados no Bolsa Família estão preocupados com possíveis cortes no programa de transferência de renda. Afinal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está fazendo mais um pente fino nos pagamentos. A primeira ocorreu no início do ano, quando milhões de brasileiros estavam ausentes. Agora, o ministério anunciou uma nova revisão que afeta principalmente as famílias unipessoais.

Esse grupo é formado por pessoas que moram sozinhas. Não há obstáculos legais para que famílias unipessoais recebam benefícios. No entanto, há famílias que, apesar de já viverem numa habitação que já recebeu transferência de rendimento, se desmontaram e registaram como solteiras.

Nesse caso, trata-se de uma atitude ilegal, e a pessoa que a pratica pode responder criminalmente. Se não, continue lendo este artigo para saber o que fazer quando bloqueado no Bolsa Família.

Fui bloqueado no Bolsa Família, posso perder lucro?

Mesmo quem está bloqueado no Bolsa Família pode reverter a situação? Essa é uma pergunta para muitos brasileiros. No entanto, antes de responder à pergunta, é necessário descrever todas as regras de transferência de renda. Primeiro, para acessá-lo, é preciso receber no máximo R$ 218,00 por pessoa (por pessoa) por mês.

Além disso, um cadastro único para programas sociais federais (CadÚnico) deve conter todas as atualizações. Esse banco de dados é considerado uma porta de entrada para alguns benefícios sociais, como o Bolsa Família e as Auxílio gás. Em seguida, as famílias precisam se inscrever e manter o cadastro atualizado.

Motivos que levam ao bloqueio de benefícios

Se alguém estiver bloqueado no Bolsa Família, o pagamento dos benefícios será interrompido. Nesse caso, há como reverter a situação. No entanto, ao ser desvinculada dos programas sociais, a pessoa perde o direito ao benefício.

Os motivos que levam ao bloqueio das transferências de renda são a falta de renovação do CadÚnico ou quando o governo está fazendo um pente fino. Caso o MDS confirme que não há irregularidades, a família volta a receber o pagamento todos os meses. O CadÚnico deve ser renovado a cada dois anos ou se houver alguma mudança na estrutura familiar (aumento ou diminuição de membros, renda, mudança de endereço, etc.).

Como reverter um bloqueio

Assim como você precisa procurar uma unidade no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para se inscrever em um programa, é preciso fazer o mesmo para desfazer o lockdown. Ou seja, se ele estiver bloqueado no Bolsa Família, você deve procurar imediatamente a unidade do CRAS.

A assistente social pode ver por que a pessoa foi bloqueada. Vale ressaltar que existe a hipótese de que ela tenha sido cortada do programa. Até o momento, milhares de beneficiários aguardam uma posição do Ministério do Desenvolvimento Social sobre sua situação.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias