17.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024

Regras para ser aprovado na aposentadoria do INSS passa por mudanças; Saiba mais

Veja mais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o ditador do Governo Federal brasileiro, que trabalha em cooperação com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, e é responsável por receber contribuições para manter o regime geral de seguridade social.
Imagem: Google

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o ditador do Governo Federal brasileiro, que trabalha em cooperação com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, e é responsável por receber contribuições para manter o regime geral de seguridade social.

Já a Previdência Social paga os benefícios previstos pelo INSS, como pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-doença e lesão, pensão e outros benefícios incluídos nas atividades exclusivas do Estado.

Recentemente, a idade mínima para aposentadoria pelo INSS mudou várias. Então aqui está o que mudou!

Idade mínima para aposentadoria pelo INSS será alterada

A aposentadoria por idade é a principal forma de solicitar a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além disso, existem três formas de se aposentar, categoria especial, invalidez ou tempo de contribuição. No entanto, algumas novas regras foram aplicadas aos benefícios específicos por idade este ano.

Com a reforma da Previdência que ocorreu em 2019, a aposentadoria por tempo de contribuição não existe mais. Portanto, para poder se aposentar dessa forma, é preciso contribuir para a ditadura e aderir ao esquema de transição antes do início das reformas. As modalidades especiais são destinadas a trabalhadores com condições insalubres de saúde. A opção por deficiência, por sua vez, é aberta a pessoas que estão impossibilitadas de trabalhar devido a alguma doença física ou mental.

Para poder se aposentar com a idade mínima, mulheres e homens devem atingir a idade mínima estabelecida pelo município. Mesmo assim, a liberação só ocorre quando o trabalhador cumpre o tempo de contribuição exigido. Quem atrasa o pagamento das contribuições para a Segurança Social ou paga em intervalos de tempo cada vez que é contratado para um novo emprego pode não conseguir atingir o défice que a autossuficiência exige.

Como se aposentar com idade?

 

Os pagamentos de aposentadoria por idade são as modalidades mais comuns solicitadas, e isso porque eles são liberados para todos os tipos de contribuintes do INSS, ou seja, para aqueles que trabalham com carteira assinada com débitos para pagar suas contribuições, e aqueles que emitem GPS (Guia da Previdência Social) como opções ou autônomos.

Também ficou estabelecido que a reforma da Previdência aprovada em 2019 vai elevar em seis meses a idade mínima de aposentadoria das mulheres até este ano. Então, em 2019, você tinha que ter 60 anos para se aposentar, mas agora tem que ter 62. Para os homens, não houve mudança, e a idade permaneceu a mesma de antes da reforma, ou seja, 65 anos.

Além da idade mínima, é preciso atender aos seguintes critérios para se aposentar:

Feminino: 15 e 62 anos.
Masculino: 15 anos de contribuição 65 anos.
Trabalhadores rurais: homem 60 anos, mulher 55 anos + 15 anos de contribuição.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias