19.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Todos os motoristas que precisam renovar a CNH recebem aviso importante; Veja!

Veja mais

Sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a vencer e precisa ser renovada? Se você mora na província de Pernambuco, saiba que pode contar imediatamente com excelentes lucros na hora da renovação do documento.
Imagem: Google

Sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está prestes a vencer e precisa ser renovada? Se você mora na província de Pernambuco, saiba que pode contar imediatamente com excelentes lucros na hora da renovação do documento.

No Brasil, os motoristas devem renovar a habilitação em até 30 dias após o vencimento. Caso contrário, você estará sujeito a multas, pontos na carteira e outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Muitas pessoas deixam de renovar a CNH porque não conseguem arcar com o custo de um processo que não é tão caro quanto o primeiro método, mas ainda pode pesar muito no bolso. Pensando nisso, o deputado estadual Gervásio Filho (PSB) apresentou um projeto de lei (PL) muito interessante.

Fim da taxa de renovação

O documento enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Arepé) oferece 70% de desconto para motoristas com mais de 50 anos e 30% para motoristas que precisam renovar a CNH a cada 5 anos.

Hoje, a data de validade de uma carteira de motorista depende da faixa etária do motorista. Pessoas entre 50 e 69 anos devem renová-lo a cada 5 anos, e aqueles com mais de 70 anos devem renová-lo a cada 3 anos.

A proposta é aumentar a equidade para esses motoristas, já que cidadãos de outras faixas etárias podem se renovar a cada 10 anos. O agente quer ter certeza de que os valores pagos são semelhantes, independentemente da idade da pessoa.

“Com esse projeto de lei, queremos tornar o processo mais justo e equilibrado em relação ao tempo de renovação, que terá um impacto social relevante para o nosso estado, pois atende grande parte da nossa população e hoje, após uma mudança nos códigos de trânsito, podemos gastar mais para continuar o direito de dirigir”, disse Jarbas.

Previsão de mudança

Por enquanto, o PL 767/2023 é apenas uma proposta que precisa ser aprovada pelos conselheiros estaduais da Arepe. Se isso acontecer, cabe ao governador de Pernambuco sancionar leis que garantam descontos para motoristas com mais de 50 anos.

Se você quer se beneficiar dessa medida, vale a pena pressionar seus representantes a votarem a favor das mudanças e garantirem esse direito à população.

Veja Mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias